Rio Grande do Sul contabiliza cerca de 6,5 mil casos de tuberculose por ano

Redação do Diário

Rio Grande do Sul contabiliza cerca de 6,5 mil casos de tuberculose por ano
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira (24), o Rio Grande do Sul enfrenta o desafio de frear a propagação da doença. Anualmente, são registrados em média de cerca de 5 mil casos novos de tuberculose, o que gera uma taxa de incidência aproximada de 40 casos para cada 100 mil habitantes. O índice está acima da média nacional.

O número chega a 6,5 mil casos por ano, quando somado a cerca de 1,5 mil casos de pacientes em retratamento no Estado. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose também traz à tona a relação direta da doença com a pobreza e a vulnerabilidade social. Condições precárias de higiene, saúde e moradia colocam grupos específicos em maior risco de exposição à doença.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas em situação de rua acabam sendo as populações mais afetadas, junto com as pessoas vivendo com HIV-Aids.

A doença

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria que acomete os pulmões na grande maioria das vezes e pode resultar em doença avançada, levando, inclusive, ao óbito. A transmissão ocorre por meio das vias aéreas, isto é, durante a fala, espirro ou tosse podem ser eliminados bacilos que virão a infectar outras pessoas que estejam no mesmo ambiente. É fundamental lembrar que a tuberculose tem cura e deve ser acompanhada de perto assim que surgirem os sintomas.

*com informações da SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depois de quatro dias, Calourada na Gare se mostrou acertada

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita Próximo

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Geral