Na tarde da última quarta-feira (30/11), o apresentador e repórter do Grupo Diário Lenon de Paula conduziu uma roda de conversa sobre a profissão de jornalista na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Lopes, na Vila Renascença.
A convite da professora de educação especial Maiandra Pavanello da Rosa, Lenon apresentou aos estudantes do 6º ao 9º ano a dinâmica da profissão, as diferentes áreas de atuação de um jornalista e contou um pouco sobre a rotina de trabalho no jornalismo diário e policial. Conforme Maiandra, a escola tem adotado iniciativas para apresentar aos estudantes as diferentes possibilidades de futuro profissional.– A vinda do repórter na escola foi significativa porque aqui produzimos um jornal escola, e também por partir das meninas, da Larissa e da Raíssa, que já tiveram contato com o repórter. Além de ser uma profissão alinhada a uma prática da escola, também consideramos o desejo da Larissa, uma estudante com deficiência visual, de ser jornalista – afirma a educadora.
A instituição produz, anualmente, edições de um jornal escolar, em que os estudantes produzem reportagens sobre as principais atividades. Na Sérgio Lopes, estudam as irmãs Raíssa Andrade, 12 anos, e Larissa Andrade, 15, que, em agosto, escreveram cartas em braile para homenagear o aniversário de um ano da Rádio CDN. Larissa tem o sonho de ser jornalista. Ouvir a CDN, para elas, contribui na educação, pois elas exercitam o domínio do braile escrevendo as notícias que escutam na rádio.
– Foi um privilégio poder levar um pouco do conhecimento e da realidade por trás do jornalismo, por trás da produção noticiosa aos jovens. Eu estudei todo o ensino fundamental e médio em escola pública, e sei o quão importante são essas iniciativas no ambiente escolar que promovem a aproximação com as profissões – pontuou o repórter do Bei, Lenon, que também apresenta o Plantão Bei na Rádio CDN.
Ao final, Lenon recebeu exemplares do jornal escolar produzido pelos alunos e deixou para os alunos dois livros do seu acervo pessoal: A Arte de Fazer um Jornal Diário (Ricardo Noblat) e Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios (Ana Estela de Sousa Pinto). A iniciativa fez parte da 4ª Semana de Arte e Literatura, promovida pela escola.
Leia todas as notícias