Repórter do Grupo Diário fala sobre a profissão na Escola Sérgio Lopes

Redação do Diário

Repórter do Grupo Diário fala sobre a profissão na Escola Sérgio Lopes
Foto: EMEF Sérgio Lopes (Divulgação)

Na tarde da última quarta-feira (30/11), o apresentador e repórter do Grupo Diário Lenon de Paula conduziu uma roda de conversa sobre a profissão de jornalista na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Lopes, na Vila Renascença.

A convite da professora de educação especial Maiandra Pavanello da Rosa, Lenon apresentou aos estudantes do 6º ao 9º ano a dinâmica da profissão, as diferentes áreas de atuação de um jornalista e contou um pouco sobre a rotina de trabalho no jornalismo diário e policial. Conforme Maiandra, a escola tem adotado iniciativas para apresentar aos estudantes as diferentes possibilidades de futuro profissional.– A vinda do repórter na escola foi significativa porque aqui produzimos um jornal escola, e também por partir das meninas, da Larissa e da Raíssa, que já tiveram contato com o repórter. Além de ser uma profissão alinhada a uma prática da escola, também consideramos o desejo da Larissa, uma estudante com deficiência visual, de ser jornalista – afirma a educadora.

A instituição produz, anualmente, edições de um jornal escolar, em que os estudantes produzem reportagens sobre as principais atividades. Na Sérgio Lopes, estudam as irmãs Raíssa Andrade, 12 anos, e Larissa Andrade, 15, que, em agosto, escreveram cartas em braile para homenagear o aniversário de um ano da Rádio CDN. Larissa tem o sonho de ser jornalista. Ouvir a CDN, para elas, contribui na educação, pois elas exercitam o domínio do braile escrevendo as notícias que escutam na rádio.

– Foi um privilégio poder levar um pouco do conhecimento e da realidade por trás do jornalismo, por trás da produção noticiosa aos jovens. Eu estudei todo o ensino fundamental e médio em escola pública, e sei o quão importante são essas iniciativas no ambiente escolar que promovem a aproximação com as profissões – pontuou o repórter do Bei, Lenon, que também apresenta o Plantão Bei na Rádio CDN.

Ao final, Lenon recebeu exemplares do jornal escolar produzido pelos alunos e deixou para os alunos dois livros do seu acervo pessoal: A Arte de Fazer um Jornal Diário (Ricardo Noblat) e Jornalismo Diário: Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios (Ana Estela de Sousa Pinto). A iniciativa fez parte da 4ª Semana de Arte e Literatura, promovida pela escola.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Suspeitos de assassinatos em Santa Maria são presos em Santa Catarina Anterior

Suspeitos de assassinatos em Santa Maria são presos em Santa Catarina

Hospital da Brigada Militar oferta exames gratuitos na busca pela prevenção ao câncer de pele Próximo

Hospital da Brigada Militar oferta exames gratuitos na busca pela prevenção ao câncer de pele

Geral