Quatro pessoas foram detidas pela Polícia Federal em uma operação de combate à extração ilegal de ouro em São Gabriel na quarta-feira (28).
Segundo as investigações, um grupo de garimpeiros estaria cometendo o crime ambiental de extração ilegal de minério em uma fazenda na localidade de Vila Palma, interior do município. A Polícia Federal informou que a área explorada era destinada à preservação e, com a extração do minério, houve a degradação ambiental e desmatamento de mata nativa.
Leia também
Polícia Civil identifica dupla após briga e tentativa de assassinato no centro de Santa MariaHomem é preso pela Polícia Rodoviária Federal após perseguição na BR-290 em São Gabriel
Durante a ação foram encontrados maquinários e equipamentos utilizados na extração de minérios, uma retroescavadeira, um detector de metais, uma pepita de ouro, além de uma arma de fogo e diversas munições. Conforme informações do antigo proprietário da fazenda onde o garimpo ocorria, um homem teria comprado o imóvel rural mas ainda não teria quitado a compra.
Os garimpeiros foram conduzidos à delegacia da Polícia Federal em Santana do Livramento, onde assinaram um termo circunstanciado e responderão em liberdade.
Leia todas as notícias