reconhecimento mundial

Quarta Colônia e Caçapava do Sul vão receber visita da Unesco para certificação de geoparques

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação/Geoparque Caçapava

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) juntamente com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) enviou, por meio do Ministério das Relações Exteriores e do Palácio do Itamaraty, um pedido à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a certificação dos territórios de Caçapava do Sul e da Quarta Colônia como Geoparques Mundiais.

Os dossiês elaborados constituem o penúltimo passo para que os territórios sejam reconhecidos mundialmente como espaços únicos e reafirmam o compromisso da promoção do desenvolvimento local sustentável. É por meio das informações indicadas nos relatórios que a Unesco, em uma visita presencial, avalia aspectos e características que justificam o título de Geoparque.

VÍDEO: nas ruas de Santa Maria, pedido é por justiça no Caso Kiss

Após o envio dos documentos, a Unesco designa uma equipe de técnicos para uma avaliação no território. A visita, além de conferir as informações contidas nos dossiês, também é uma forma da instituição conhecer as singularidades dos territórios e os esforços realizados pelas comunidades locais. A visita nos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2022. Juntamente com o dossiê, mais de 50 cartas de apoio dos territórios, de conselhos locais, de universidades e instituições de ensino, além de manifestações dos governos estaduais e federais, foram encaminhadas.

Em novembro, a UFSM passou a integrar a Cátedra Unesco Geoparques, Desenvolvimento Local Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis, unindo esforços com outras instituições para a preservação, em nível mundial, dos territórios reconhecidos pelas Nações Unidas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Reportagem do Diário citada em julgamento mostra que Elissandro falou em '700 ingressos antecipados e 700 na hora'

Próximo

Com prorrogação, campanha Amigo Secreto de Natal do Diário vai até o sábado

Geral