Nesta quarta-feira, o Pronto-Atendimento Municipal (PAM), no Bairro Patronato, e a Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA 24h), no Bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, voltaram a registrar alta procura nos atendimentos pediátricos e adultos.
Ministério da Saúde irá ofertar medicamento para casos leves de Covid-19 pelo SUS
PA do Patronato
Na tarde de terça-feira, a tatuadora Paloma Marinho Fernandes, 18 anos, procurou o Pronto-Atendimento Municipal em busca de atendimento para a filha, uma bebê de oito meses. A menina tinha tosse e coriza há quatro dias. Mãe e filha permaneceram na ala infantil das 14h30min às 21h40min, quando a bebê foi medicada e liberada.
Após a filha amanhecer com febre e dor ao tossir, Paloma retornou ao PAM às 13h50min desta quarta-feira. As duas permaneceram até as 15h15min no local, saindo sem aguardar por atendimento. Ao Diário, Paloma explicou o motivo:
–Tinha uma fila enorme. Era muita gente.
Conforme a responsável técnica da enfermagem do PAM, Gleci Cardoso, a unidade está atuando com a equipe completa, contando com dois pediatras pela manhã e dois à tarde.
–Foram classificadas 96 crianças das 7h às 15h, sem contar os que estão internados. Trabalhamos com a urgência e a emergência e os médicos não atendem apenas consultas, justamente porque tem crianças que internam e precisam ser avaliadas – afirma Gleci.
Ela explica que após a classificação de risco do paciente, é preciso esperar por atendimento, sendo que casos de urgência e emergência são prioridade. O mesmo vale para atendimentos de adultos, que nesta quarta-feira, chegaram a 130 das 7h às 15h. Até o fechamento desta reportagem, 25 pessoas permaneciam internadas no PAM.
UPA
A alta lotação também foi registrada na Unidade de Pronto-Atendimento 24h, que emitiu uma nota sobre o ocorrido nesta quarta-feira. Leia na integra:
“A lotação na UPA se da por conta de uma grande procura por atendimento nos últimos dias. Desde 9 de maio até hoje, 11 de maio, às 16h, já foram mais de 1.257 atendimentos realizados, uma média de 420 atendimentos por dia. Nos três primeiros dias de maio, por exemplo, o total de atendimentos chegou a 943, ou seja, houve um aumento de 34% de atendimentos por dia. A respeito dos atendimentos Covid, a UPA não possui mais uma tenda para atendimento desses casos específicos, mas na sala de espera, há uma demarcação que divide os pacientes com suspeita ou confirmados de Covid-19 de pacientes clínicos. Ressaltamos que o uso de máscaras segue obrigatório dentro dos estabelecimentos de saúde”
Arianne Lima – [email protected]