reconstrução

Projeto de recuperação do telhado do Clube Caixeiral será entregue na segunda


Foto: Charles Guerra (Diário)
Desde fevereiro, clube busca formas para reforma local

O plano de reconstrução do telhado do Clube Caixeiral Santamariense será entregue nesta segunda-feira ao Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan). O projeto traz sugestões para recuperar parte da cobertura da entidade social que, na madrugada do dia 6 de fevereiro, desabou, atingindo o palco e parte do salão do segundo piso do prédio, que tem entrada pela Rua do Acampamento. De acordo com o laudo, o desabamento ocorreu em função da madeira apodrecida por conta da infiltração de água. Assim, a umidade foi comprometendo o material aos poucos. Desde então, aguardam-se os encaminhamentos dos trâmites legais para que a obra possa ser iniciada, e a cobertura de um dos prédios históricos do Centro de Santa Maria possa ser reconstruída.

Site lança plataforma para doações online em Santa Maria

- O projeto foi enviado por e-mail para o clube para análise e para verificar se está dentro do que eles planejavam. E, na próxima segunda-feira, ele será entregue para o Iplan - explica Marcus Coden, um dos arquitetos responsáveis pelo escritório contratado pelo clube.

A viabilização da parte financeira para executar a reforma é uma das preocupações de Laury Pötter, presidente do Clube Caixeiral, eleito em 25 de abril.

- Estamos na dependência do encaminhamento do projeto e, logo depois da aprovação, vamos caminhar conforme as necessidades financeiras. Se o próprio clube arcar com os custos, melhor, mas já temos propostas, e tudo depende de negociação - disse Pötter.

Rodovias que ligam Santa Maria à Capital continuam em obras na próxima semana

Uma das possibilidades é colocar uma cobertura metálica em aluzinco. Julio Silva Neto, diretor de planejamento do Iplan, afirma que, nos próximos dias, as negociações podem avançar.

- Sobre a resolução da obra, pedimos um projeto para que pudéssemos observar a volumetria em razão da edificação ser qualificada como de interesse patrimonial. Já conversamos a respeito do que será solicitado e esperamos a entrega definitiva - afirma Neto.

O clube segue interditado, e com o acesso lacrado. Apenas o estacionamento que funciona em anexo ao prédio está recebendo clientes normalmente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nossa Defesa Civil está preparada para socorrer? Anterior

Nossa Defesa Civil está preparada para socorrer?

Mobilização nacional pela legalização do aborto teve atividades em Santa Maria Próximo

Mobilização nacional pela legalização do aborto teve atividades em Santa Maria

Geral