Professores do município recebem descontos na folha de pagamento; secretário diz que medida já estava especificada em edital

Letícia Almansa Klusener

Professores do município recebem descontos na folha de pagamento; secretário diz que medida já estava especificada em edital

Eduardo Ramos

Professores da rede municipal de ensino tiveram uma surpresa ao acessarem a folha de pagamento na última sexta-feira (31). Isso porque os valores referentes ao Regime Suplementar de Trabalho (RST) e Regime Especial de Trabalho (RET) foram descontados. A coordenadora de Patrimônio e Organização do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), Juliana Moreira, e o secretário de Administração e Gestão de Pessoas de Santa Maria, Marco Mascarenhas, falaram à Rádio CDN na manhã desta segunda-feira (3) sobre o assunto. 

A representante do Sinprosm conta que não houve conversa com a classe sobre o desconto. Além disso, os dois haviam se reunido no dia 2 de março referente a outras pautas e o fato, segundo ela, não foi citado: 

– Ainda não há um levantamento de quantos foram os afetados pelo desconto. Um relato de um servidor é que (o desconto) teria chegado a R$ 4 mil 

Em nota, o Sinprosm solicitou novas informações sobre o ocorrido 

O Sinprosm está oficializando o pedido de informação à gestão municipal, ao mesmo tempo que permanece em contato com a assessoria jurídica para resguardar os direitos dos professores.

O que diz o município 

Os professores que já trabalham 20 horas podem fazer as suplementações, com isso, passam a trabalhar mais 20h e, consequentemente, recebem dobrado. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) alegou que, para evitar um “efeito cascata”, estes pagamentos não seriam feitos. Segundo o secretário, foram feitas alterações nos cálculos que estavam em desconformidade com a Constituição. Conforme explica, eles já haviam sido colocados em edital. 

Segundo o secretário, outros servidores também foram atingidos pelo fato.

O que é o RST

O professor da RME pode se habilitar conforme disponibilidade de horário no turno onde houver necessidade de serviço e ter habilitação para a função pretendida. Como critério de classificação é avaliado o maior tempo de serviço no município. Os profissionais receberão remuneração conforme o plano de carreira.

Em 11 de abril, município e professores se reunirão para tratar do reajuste, hora/atividade e agora também sobre o não pagamento de RST e RET. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criminosos dispararam 55 tiros em casal assassinado e outras 5 notícias para você ficar sabendo nesta segunda Anterior

Criminosos dispararam 55 tiros em casal assassinado e outras 5 notícias para você ficar sabendo nesta segunda

Novo tomógrafo computadorizado do Hospital Casa de Saúde poderá realizar cerca de 600 exames por mês Próximo

Novo tomógrafo computadorizado do Hospital Casa de Saúde poderá realizar cerca de 600 exames por mês

Geral