Era 6h50min deste domingo e o trânsito lento na Faixa Nova de Camobi indicava que, nas proximidades do Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), haveria correria. Na Avenida Roraima, no acesso ao Campus, já próximo às 8h, era grande a fila de carros que aguardava para acessar os prédios da universidade. Muitos estudantes abandonaram os veículos e partiram a pé, rumo às salas de provas do Processo Seletivo Seriado.
Provas do Processo Seletivo Seriado da UFSM ocorrem neste domingo em 12 municípios
Apesar da correria, segundo a Coperves, faltando três minutos para as 8h, horário de início do exame, a maioria dos estudantes já estava dentro das salas. Mas, ainda assim, houve aglomerações e correria. No prédio do Centro de Tecnologia, logo na entrada da Universidade, muitos pais reclamaram com relação a falta de organização do concurso.
_ Não havia placas de identificação, tinha dois anexos no prédio e nada identificado. Os fiscais não sabiam orientar e não estavam organizados. Teve muito gente perdida, que teve que sair correndo para não perder as provas _ afirma a nutricionista Maria do Horto Pinto Gomes, que acompanhava a filha no exame.
Provas do Processo Seletivo Seriado da UFSM ocorrem no domingo e reúnem mais de 8 mil candidatos
O engarrafamento na Faixa Nova de Camobi também gerou reclamação. De acordo com familiares de candidatos, uma longa fila se formou e não havia policiais orientando o trânsito. Muitos candidatos desceram dos carros no meio do caminho, como é o caso do filho da comerciária Marcia Dorneles.
_ Nós saímos do centro às 7h, mas não deu tempo. Quando vimos, o Ricardo saltou do carro e não vimos mais ele. Esperamos que ele tenha entrado, agora só podemos rezar _ destaca Marcia.
De acordo com a Coperves, todas as salas estavam abertas às 7h30min deste domingo e não houve maiores tumultos. O índice de abstenção do concurso será divulgado às 11h, no site da Coperves e o gabarito deve estar disponível a partir das 14h, também no site.
A expectativa é que o listão dos aprovados seja divulgado até o dia 15 de janeiro, depois da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)"