obra

Primeira etapa da revitalização da Praça Saldanha Marinho deve ser concluída nos próximos dias

Primeira etapa da revitalização da Praça Saldanha Marinho deve ser concluída nos próximos dias

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Concretagem do piso começou nesta quinta-feira (27)

Após quase dois meses desde o início da obra de revitalização da Praça Saldanha Marinho, o serviço na primeira área, em frente ao Theatro Treze de Maio, está na etapa de concretagem do novo piso. O trabalho foi dividido em oito fases. Em cada período, um espaço (quadrante) da praça será reformado. A expectativa é que o primeiro setor seja concluído até a próxima semana. Após a finalização, os tapumes devem ser colocados na segunda área.

– A partir da concretagem e com as condições de trafegabilidade, avançamos com o tapume para um outro quadrante em direção ao viaduto Evandro Behr e, depois, gradativamente, vamos seguindo (para os outros quadrantes) até chegar nesse ponto novamente, encerrando todo o circuito da Praça Saldanha Marinho. Mesmo com as intempéries, com as questões climáticas, conseguiu-se dar uma celeridade, que hoje culmina com a concretagem. Ainda faltam algumas questões, o que esperamos que vai ser concluído dentro dos próximos dias, talvez, na próxima semana, se o tempo colaborar – explica Jeferson Costa Nunes, superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Depois da concretagem, questões técnicas relacionadas ao piso ainda devem ser feitas. O paisagismo do primeiro quadrante também será finalizado antes do avanço para a segunda etapa. Conforme o superintendente, os prazos são dependentes do tempo de serviço, já que é uma revitalização estrutural e não apenas paisagística, assim como também sofrem influência das condições climáticas.

Investimento total é de cerca de R$ 1,3 milhão para revitalizar mais de 5 mil m² da Praça Saldanha MarinhoFoto: Nathália Schneider (Diário)

Já as próximas fases contemplam o espaço em que está localizado o Coreto, o Chafariz e em direção ao Calçadão Salvador Isaia. Após essa parte, os serviços devem seguir na área próxima ao Banrisul e à Casa de Cultura

A revitalização completa inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauração do Coreto e do Chafariz. A previsão é que a obra seja concluída em até 18 meses (1 ano e 6 meses).

Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, empresa que foi responsável pelo paisagismo de várias obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

A reforma é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de cerca de R$ 1,3 milhão. Isso foi feito por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, local em que a empresa trabalha na reconstrução de um prédio.

Construtora Jobim é a responsável pelo serviçoFoto: Nathália Schneider (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obra do Calçadão está na reta final, mas ainda sem data de conclusão Anterior

Obra do Calçadão está na reta final, mas ainda sem data de conclusão

Vigília em homenagem às vítimas da boate Kiss acontece nesta quinta-feira e outras 5 notícias Próximo

Vigília em homenagem às vítimas da boate Kiss acontece nesta quinta-feira e outras 5 notícias

Geral