Em festa

Chafariz e coreto da Praça Saldanha Marinho completam 88 anos neste domingo

Chafariz e coreto da Praça Saldanha Marinho completam 88 anos neste domingo

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Neste domingo (23), dois dos principais pontos da Praça Saldanha Marinho estão em festa. Inaugurados em 23 de julho de 1935, o coreto e o chafariz surgem a partir de uma remodelação da praça proposta pelo então prefeito de Santa Maria João Antônio Edler, tendo como responsável pela obra o engenheiro alemão Richard Ziemeck Klaue.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Apesar das construções do chafariz e do coreto já estarem prontas desde o ano de 1933, a inauguração precisou ser adiada para aguardar a conclusão do calçamento do espaço, o que aconteceu somente dois anos depois.


A remodelação da praça nos anos de 1930 passa pelo interesse em trazer para Santa Maria uma arquitetura mais urbana e que ao mesmo tempo oferecesse um local de lazer e convívio social para os moradores da cidade. Para isso, Klaue se inspirou em estruturas semelhantes às que havia visto durante uma viagem à Europa. 


Praça antes da remodelação, sem o coreto e o chafarizFoto: Reprodução


Antes dessa remodelação, a  Praça Saldanha Marinho já trazia em si a ideia de espaço para convívio social. Os primeiros registros do local datam de 1801, quando ao seu redor estavam localizadas pequenas casas e estabelecimentos comerciais. Em 1883, a Praça da Matriz passa a se chamar Praça Saldanha Marinho, sendo oficialmente inaugurada apenas em 1907.

Saldanha Marinho na década de 1970Foto: Reprodução


Hoje em dia o chafariz e o coreto estão associados ao imaginário de diversos santa-marienses como a representação total da Praça Saldanha Marinho. Suas relevâncias para a identidade da cidade conferiu ao coreto e ao chafariz o título de patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, sendo tombados em 2002. Já em 2011, uma lei denominou toda a área da Saldanha Marinho e prédios do entorno como Complexo Histórico e Cultural Professora Agueda Brazzale Leal.  


Revitalização


Desde janeiro deste ano a Praça Saldanha Marinho passa por uma nova revitalização. Com projeto realizado pelo Escritório Burle Marx, empresa que leva o nome do paisagista responsável pela famosa calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro, a reforma conta com  drenagem pluvial, substituição do piso, iluminação, paisagismo e restauro das duas estruturas tombadas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

33ª edição da Volksfest in Agudo resgata a memória dos antepassados da região Anterior

33ª edição da Volksfest in Agudo resgata a memória dos antepassados da região

Base Aérea de Santa Maria celebra os 150 anos de Santos Dumont Próximo

Base Aérea de Santa Maria celebra os 150 anos de Santos Dumont

Geral