Matéria atualizada às 13h53min de 26 de março de 2023Morreu na madrugada deste domingo (26), um dos presos que foram baleados durante uma briga entre facções, dentro do Presídio Estadual de Rosário do Sul. A vítima foi identificada como Leonardo Passamani Pereira, 30 anos. Ao todo, segundo a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), 16 apenados ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora. Pereira foi baleado com pelo menos um tiro e morreu enquanto recebia cuidados médicos. O autor dos tiros foi identificado e preso em flagrante pela Polícia Civil pelo novo crime.
O corpo foi encaminhado para necropsia em Alegrete. Ainda não há informações sobre horário e local de velório e sepultamento. Os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreram as vítimas. A Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil deram apoio à Susepe, até o início da noite, quando o tumulto foi totalmente controlado. Agentes do Grupo de Intervenções Rápidas (Gir) de duas regionais da Susepe fizeram uma revista completa em toda a casa prisional e nos apenados. O revólver usado no crime, facas, estoques (facas artesanais) e celulares foram apreendidos.
Em entrevista ao jornalista Maurício Barbosa durante o programa Plantão Bei da Rádio CDN na manhã de domingo, o delegado Giovanni Lovato, confirmou a morte do apenado, que o autor dos disparos foi identificado e levado à delegacia para o registro da ocorrência da prisão em flagrante pelo crime por tentativa de homicídio e que se transformou em homicídio. Como ele já cumpre pena por um crime, a nova prisão dificultará que ele receba liberdade provisória ou vá para o regime semiaberto.
– Agora vamos investigar para saber a motivação do crime e se houve ordem externa para a execução dos rivais. Temos outro vídeo do momento dos disparos, além do vídeo que circula nas redes sociais e com ele conseguimos identificar vários dos envolvidos. Depois, vamos apurar todos os casos de tentativa de homicídio e lesões que aconteceram durante a briga – diz o delegado.
Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra parte da confusão e até um dos detentos armado com um revólver. Pelo menos outro apenado aparece com um faca, enquanto outros correm pelo pátio.
Foi divulgado inicialmente na tarde de sábado, que eram 15 presos feridos, já durante a noite, a Susepe informou que eram 14, mas na manhã de domingo, a nota informava que eram sim, 16 apenados, alguns com menor gravidade. A assessoria de imprensa da Susepe emitiu uma nota oficial confirmando algumas informações já divulgadas pelos órgãos de imprensa. Além disso, a nota afirma que a Corregedoria está apurando o fato.
NOTA À IMPRENSA
“A Superintendência dos Serviços Penitenciários informa que, na tarde do sábado (25), ocorreu uma briga entre os apenados do Presídio Estadual de Rosário do Sul. A ação teve início às 14h30, durante banho de sol, e foi controlada pelos servidores penitenciários por volta das 16h. O evento envolveu presos que estavam no pátio do presídio.
Ao todo, 16 apenados necessitaram de atendimento médico no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliador. Um dos apenados, que foi atingido por um disparo de arma de fogo efetuado por um dos presos envolvidos na briga, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital. Três apenados seguem internados na unidade hospitalar.
A Susepe controlou a situação após intervenção e revista geral na unidade prisional, que contou com agentes dos Grupos de Intervenção Regional da 6ª e da 2ª Regiões Penitenciárias, do Grupo de Ações Especiais, além de servidores da própria unidade prisional. Durante a revista, foi encontrado, além de objetos ilícitos dentro da unidade, uma arma de fogo calibre 38.
A Corregedoria-Geral dos Serviços Penitenciários está no local apurando os fatos ocorridos. A Brigada Militar, a Polícia Cívil, o Corpo de Bombeiros e a Samu prestaram apoio na ocorrência.”
*Com informações de Júlio Lemos do jornal Gazeta de Rosário