fiscalização

Prefeitura já aplicou 53 multas por descumprimento de horários de ônibus em 2018

Thays Ceretta


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Notificações por descumprimento de horário são maioria

Já não é novidade que a redução dos horários do transporte coletivo durante o período de férias cause transtornos a outros moradores da cidade. Isso ocorre a cada final de semestre da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em função da queda do movimento em 43% das linhas entre o Centro e Camobi. Desde ontem até 5 de agosto, as linhas Universidade e Bombeiros terão horários reduzidos.

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O que chama atenção é que, desde o começo do ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana aplicou 73 multas às empresas após fiscalização, sendo 53 delas por descumprimento de horários. Cada multa é de R$ 165,77.

De acordo com o secretário João Ricardo Vargas, equipes do Setor de Fiscalização fazem vistorias em pontos de início das linhas do transporte público.

- Eles estão verificando se os horários desempenhados estão de acordo com a planinha vigente. Também, a população informa a prefeitura, por meio do telefone da própria Secretaria ou pela Ouvidoria, no 156. Após a denúncia, os fiscais investigam e dão prosseguimento, quando constatada a irregularidade - informa o secretário.

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Segundo Vargas, houve uma reunião com o Consórcio SIM, há uma semana, para tratar do cumprimento dos horários. Ficou definido que qualquer alteração deve ser autorizada pela secretaria e dada ampla divulgação pelo Consórcio.

Após a irregularidade ser constatada, é emitido uma notificação ao Consórcio SIM, que tem o direito de recorrer no prazo de 30 dias. As multas foram aplicadas em diversas linhas.

RECLAMAÇÕES
O gerente operacional do Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta, garantiu que os novos horários das linhas Universidade e Bombeiros estariam disponíveis no site do consórcio na noite de terça. Porém, o Diário recebeu algumas reclamações, ontem, de que os ônibus não estavam cumprindo os horários informados na internet. 

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O QUE DIZ
"Quando a gente vai fazer uma operação, procura entrar o mais correto possível. Não teve problema na lotação, os atrasos que tiveram foram em função do trânsito, mas que foi contornado, não foi por conta da redução, não teve transtornos, isso pode ocorrer em qualquer dia. As equipes continuam fiscalizando dentro e fora dos veículos, na saída das linhas e durante o percurso monitorando o deslocamento em pontos estratégicos como na Vale Machado, Praça dos Bombeiros e Universidade", esclarece Andretta. 

Sobre a questão das multas, o gerente comenta que a empresa avalia quando chega o documento e tenta explicar o motivo entrando com recurso, mas houve casos em que o Consórcio teve que pagar o valor estipulado.

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