Práticas sustentáveis para um consumo mais saudável 

Diário

Práticas sustentáveis para um consumo mais saudável 
O mundo tem menos de 10 anos para atingir as metas da Agenda 2030, planejada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2015. As propostas planejam um alinhamento global em prol de um mundo sustentável, para isso, também são necessárias ações individuais da população, que somadas podem engajar grandes mudanças. Essas ações sustentáveis são aquelas que enxergam a necessidade do desenvolvimento humano, material e econômico sem causar danos ao meio ambiente.  Muitas vezes esquecemos a importância da preservação dos ecossistemas. Eles fornecem inúmeros benefícios e são aliados do desenvolvimento humano. Esses benefícios estão presentes no nosso dia a dia na forma da água que usamos para beber, nos alimentos que consumimos, no prazer que sentimos ao pisar na areia do mar, no ar limpo que respiramos, entre tantos outros.  

Ao fazer compras, priorize ecobags e sacolas retornáveis. Dê preferência para alimentos sazonais, que são de produção local ou, até mesmo, orgânicos. Crédito: Divulgação.

Não importa se você mora em uma grande metrópole, no litoral ou na zona rural, a natureza é imprescindível para seu bem-estar. É ela que fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos. Por isso, é necessário que protejamos todo ecossistema. A campanha Práticas Sustentáveis, realizada pelo Grupo Diário em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o patrocínio da Corsan / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, incentiva ações que possam impactar na conscientização da população quanto à importância de preservar o meio ambiente. Nesse sentido, seguem algumas pequenas ações que podem ser inseridas no dia a dia sem grandes alterações do cotidiano. Confira: 

Saia de casa sabendo o que precisa:Essa é a primeira coisa que você pode fazer para buscar um consumo mais saudável. Assim você se organiza e compra o que realmente vai consumir de acordo com as refeições que você realmente fará na semana. Uma dica é um esquema básico, de categorizar as compras de acordo com o hábito das refeições que você faz diariamente, ajuda a evitar o desperdício. 

Busque produtos orgânicos:De acordo com a legislação brasileira, produtos orgânicos são aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável, ou seja, que não prejudica o ecossistema local e se baseia em premissas que vão desde o não uso de agrotóxicos em plantações, até mesmo regras que garantem a qualidade do ambiente de trabalho dos produtores e métodos sustentáveis de distribuição e comercialização. 

Prefira alimentos sazonais e locais:A natureza não produz as mesmas frutas e legumes o ano inteiro, certo? Então de que forma é possível encontrar sempre as mesmas hortaliças, legumes, verduras e frutas nos supermercados o ano todo? Simples, usando uma grande quantidade de água e agrotóxicos para induzir a frutificação artificialmente. Por isso, atente-se à temporada dos alimentos e compre somente o que estiver dentro da estação. Você estará levando para casa alimentos mais saudáveis, que agrediram menos a natureza e que certamente terão um sabor bem melhor. 

Na hora de ir às compras, diga não as sacolas plásticas:Elas são práticas e costumam ser gratuitas nos estabelecimentos, por isso já estão vinculadas ao dia a dia dos consumidores. No entanto, as sacolas plásticas são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Assim como todos os plásticos, as sacolinhas levam centenas de anos para estarem completamente decompostas. Já existem diferentes alternativas para as sacolinhas, as chamadas ecobags, bolsas de feira de crochê ou carrinhos de mão. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santa Maria inaugura o Centro de Referência da Mulher Anterior

Prefeitura de Santa Maria inaugura o Centro de Referência da Mulher

Projeto que une dança e patrimônio cultural em Santa Maria realiza primeira intervenção nesta sexta-feira Próximo

Projeto que une dança e patrimônio cultural em Santa Maria realiza primeira intervenção nesta sexta-feira

Geral