Com o tema “Descontruir olhares para reconstruir possibilidades: contribuições na formação de professores sobre transtornos e dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento do PPP (Projeto Político Pedagógico)”, ocorreu o 1º Ciclo de Palestras Mediadas para professores municipais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da Emef José Rubin Filho da cidade de Pinhal Grande/RS, que contou com a mediadora e palestrante Kássia Quadros Ferreira que atua nesta escola como psicopedagoga.
Teve início no dia 29 de agosto e foi finalizado no dia 04 de novembro de 2022, totalizando quatro encontros com temáticas importantes e relacionadas a problemáticas atuais e do contexto escolar. O ciclo foi organizado pela direção e orientação pedagógica da Emef José Rubin Filho em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
DATAS E TEMAS ENFOCADOS:
29/08- Dificuldades e Transtornos de Aprendizagens: Conhecer para planejar estratégias didáticas.
09/09- Projeto Político Pedagógico: Pensando nossa escola.
07/10- Avaliação do Projeto Político Pedagógico: Pensando nossa escola.
04/11- A importância das Metodologias Ativas para a aprendizagem: Vivências e Experiências.
Este ciclo de palestras teve como objetivos a promoção, qualificação dos professores e valorização do ambiente escolar, através dos temas citados acima, foi possível perceber que precisamos olhar com profundidade para nossas necessidades enquanto comunidade escolar, pois as mudanças são constantes e as transformações exigem aquisição e validação de conhecimentos.
Este ciclo foi um momento importante também para realizar os estudos sobre o PPP (Projeto Político Pedagógico) que foi desenvolvido de forma conjunta com professores, direção, coordenação pedagógica, Conselho Escolar, alunos e Conselho de Pais e Mestres.
A finalização do Ciclo foi o momento de avaliar a formação, prestigiar e aprender com as colegas professoras desta escola, Elisandra Rodrigues professora de matemática, Marina Somavilla que é Pedagoga e professora de biologia, Ana Dionara Binotto professora de biologia, Daiane Revelante Secretti professora de língua portuguesa, que apresentaram materiais, suportes e planejamentos pedagógicos diferenciados que contribuem as mediações pedagógicas como importantes Metodologias Ativas de aprendizagens.
Com muito entusiasmo falaram da importância da aplicação dos materiais e da satisfação em perceber a melhora na aprendizagem, desenvolvimento da autonomia, engajamento e cooperação, reflexão e o aluno como centro da aprendizagem que ocorre de forma significativa.
Informações: A.I. de Pinhal Grande