Foto: Renan Mattos (Diário)
A grave crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus causou reflexos também nas prioridades dos santa-marienses para o uso do dinheiro do 13º salário. Enquanto que, em 2019, apenas 11% pretendiam destinar essa grana para investimento (ou seja, para poupar), neste ano, 29% responderam que farão isso. A pesquisa foi feita pelo curso de Administração e Gestão Comercial da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).
Pesquisa aponta quais são os presentes preferidos dos santa-marienses para o Natal
O estudo revela que, em função do clima de grande incerteza, a população está preocupada com o futuro e pretende gastar bem menos com viagens e presentes (em ambos os casos, o percentual era de 14%, em 2019, e caiu para 4%). Também devido à instabilidade econômica e ao risco de perder o emprego, muita gente pretende economizar o dinheiro e guardar para uma futura emergência. Talvez em função do auxílio emergencial do governo federal, que deu grana extra a 50 mil santa-marienses, e também porque as pessoas consumiram menos este ano, o percentual que pretende pagar contas atrasadas caiu de 41% para 26%.
A pesquisa, que neste ano, ouviu 166 santa-marienses pela internet, revelou que a maioria das pessoas está com a situação financeira sem alteração em relação a 2019 (37%). Para outros 36%, a realidade até melhorou, enquanto que, para 25%, ficou pior.
O que você pretende fazer com o 13º salário em 2020?
Fazer um investimento – 29%
Pagar contas atrasadas – 26%
Fazer uma viagem – 4%
Comprar presentes – 4%
O que você pretende fazer com seu 13º em 2019?
Pagar contas atrasadas – 41%
Comprar presentes – 14%
Fazer uma viagem – 14%
Fazer um investimento – 11%
Compare sua situação financeira com a mesma época do
ano passado
Sem alteração – 37,3%
Melhor – 36,7%
Pior – 25,9%