Eduardo Ramos
Iniciada em 2008, a obra da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter ainda segue com a promessa de ser entregue até o final de 2022. Faltando seis meses para o fim do prazo, moradores da localidade reclamam da demora para a via ser concluída, bem como da falta de iluminação pública. A perimetral vai conectar as regiões norte e oeste da cidade, da Avenida Walter Jobim até a Rua José Barin. Conforme a prefeitura, neste momento, é feito o macadame travado – material para a pavimentação que resulta na diminuição da poeira – em um dos lados da pista, assim como o desvio na Rua José Barin para finalizar a conexão do serviço de galeria em concreto com a drenagem natural existente.
Recentemente, foi feito o acréscimo de R$ 3,9 milhões para finalizar a obra, fazendo o total desta etapa chegar a R$ 13,8 milhões. Esta fase compreende o trecho da Ernesto Beck até a rótula de entroncamento das ruas Inspetor Goulart e Coronel Valença e, depois, até a Rua José Barin. Conforme a prefeitura, esta etapa está 57% concluída. A empresa responsável pelo serviço é a Sul Cava Construções e Comércio, de Santa Maria.
Finalização
Com a finalização desta última etapa, a perimetral, que possui 1,4 quilômetros de extensão, estará concluída definitivamente. Apesar de a prefeitura manter as expectativas de concluir a perimetral até o fim do ano, nada está descartado: “caso exista alteração necessária para preservar tanto os aspectos legais quanto a qualidade dos serviços, será comunicado com antecedência”.
Questionada se há possibilidade de se ter um novo aditivo ao contrato, o Executivo destaca que o contrato está de acordo com o processo licitatório, e que “existe a possibilidade de se fazer uma nova reprogramação ao contrato em função do contexto que a obra se desenvolve”.
Ainda ontem, segundo o Executivo, estava sendo feita a linha de esgoto lateral de algumas casas que estão com problemas. Outros serviços devem ser retomados nesta semana, já que necessitam de tempo seco para serem feitos.
Iluminação
Uma das principais demandas da comunidade que vive próxima à perimetral é a iluminação da via. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a prefeitura trabalha na readequação de questões técnicas e orçamentárias do projeto. No entanto, ainda não há prazo para o lançamento da licitação.
Leia também:
Moradores do Loteamento Brenner, em Santa Maria, se sentem abandonados: “No mapa, o loteamento aparece como terreno baldio”, diz moradorPozzobom anuncia que edital para obra da perimetral Sul-Leste, em Santa Maria, deve ser aberto no mês de julho
Comunidade pede por melhorias
A reportagem visitou o canteiro de obras, entre 10h e 12h desta terça-feira, e não encontrou máquinas ou trabalhadores em ação no local. Um dos motivos é justamente a instabilidade do tempo nesta semana. Moradores do Loteamento Brenner afirmam que a obra, quando finalizada, trará grandes benefícios, mas se queixam da demora para a conclusão.
Para a dona de casa Luana dos Santos Vieira, a finalização da obra pode ajudar a evitar o grande acúmulo de lixo no Arroio Cadena. Luana viu pouco avanço nas obras nos últimos tempos:
– Faz alguns meses já que os trabalhos vêm se arrastando. Trabalham um pouco e depois tudo fica vários dias parado – disse Luana.
A aposentada Catarina Dias, 63 anos, também tem a impressão que a obra pouco avança, e ainda comenta da qualidade das ruas da região, que piora durante as obras:
– Quando eles estão trabalhando, com os caminhões carregados, as ruas aos arredores ficam horríveis, bem como quando chove. Fica impossível a nossa locomoção.
Ela também menciona a falta de iluminação do local como um grande problema, e teme pelo neto, que precisa se locomover até a escola passando pelo local, no escuro.
Locomoção
John Xavier e sua mãe, Carmem Rodrigues, estão com a locomoção dificultada pelas obras. (Foto: Eduardo Ramos)
A casa onde John Xavier, 36 anos, trabalhador de serviços gerais, mora com a mãe fica bem no trecho onde a obra parou. A casa está rodeada de montes de areia e pedras, o que dificulta a locomoção.
– Não conseguimos nos locomover, pois ainda não houve o aterramento deste trecho em frente à nossa casa. Estamos esperando. Ficamos tristes com tanta burocracia, tanto descaso – conta John.
Quando for finalizada, com terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, passeio público, ponte, sinalização viária, galeria e rótulas, a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter terá quatro pistas, duas em cada sentido.
Bernardo Abbad, especial