NathSchneider
Canções natalinas entoadas por corais começam a ganhar força no final do ano, para deixar a população em ritmo de comemoração. Em Santa Maria, tem o Coral Illumina, que anima o público desde 2014. O grupo foi selecionado para cantar no Natal Luz em Gramado, em 29 de dezembro, às 17h. Mas o concurso não custeia a viagem, por isso os integrantes começaram uma vaquinha para arrecadar o valor suficiente para conseguir realizar a apresentação.
O Coral Illumina começou com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e, atualmente, as aulas e oficinas são financiadas pela Lei de Incentivo à Cultura (Lic) e apoiadas pela Construtora Jobim. O Coral participou de uma seleção online para cantar no Natal Luz em Gramado e foi um dos selecionados. O valor que precisam arrecadar é de R$ 3,3 mil para custear o ônibus da viagem. Para ajudar com qualquer quantia, basta fazer um PIX para a chave [email protected]
Oportunidade
Foto: Charles Guerra
Conforme a fundadora do grupo, regente e cantora Juliana Machado Pires, 30 anos, a oportunidade surgiu quando eles encontraram uma publicação nas redes sociais relacionados a seleção de corais infanto juvenis para o Natal Luz.
– Ao total estamos em 45 integrantes, mas infelizmente só podemos ir 25 alunos e cinco adultos. O transporte comporta 30 lugares, um maior ficaria mais caro. No momento, já conseguimos metade do valor, acredito que vamos conseguir arrecadar o total – conta Juliana.
Para o cofundador do Coral e professor Matheus Lopes de Oliveira, 32 anos, conseguir participar do Natal Luz é disseminar a importância da arte:
– É a oportunidade de divulgar a educação musical para crianças e adolescentes, e de representar a nossa cidade cultura nesse grande evento.
O grupo está muito empenhado na arrecadação do valor para o transporte e os ensaios estão rendendo mais do que nunca. A graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Lauren Tasquetto Toniolo, 21, participa do Coral há oito anos. Ela pratica canto lírico e aprendeu a tocar piano nas aulas, apenas começou a frequentar por causa dos amigos, mas nunca mais parou:
– Essa oportunidade é imprescindível para o Coral Illumina. É o reconhecimento pelo trabalho e esforço que nós estamos fazendo. Vamos levar arte e cultura para diversos lugares, dentro e fora de Santa Maria, e proporcionando conhecimento para crianças e adolescentes de diversas realidades.
Da música lírica ao rock
Foto: Arquivo pessoal
O Coral Illumina começou com os alunos da Escola Duque de Caxias e com o tempo começaram a ingressar participantes de outras instituições de ensino. Segundo a fundadora, o foco sempre foi a rede pública, com aulas de canto lírico, violão, guitarra, baixo e percussão.– A principal inspiração e referência para criação do Illumina foi o filme francês “Os Coristas“. O objetivo da criação foi expandir e aprimorar os conhecimentos culturais dos jovens da rede pública, e também tocar o coração de quem os ouve – explica Juliana.
O repertório do grupo é vasto, composto por diferentes estilos musicais como MPB, clássicas, rock, além de canções em 10 idiomas, desde o inglês ao aramaico.
Como ajudar?
Você pode contribuir com qualquer valor para ajudar na viagem do Coral Illumina para o Natal Luz em Gramado, via PIX: [email protected]
Próximos shows
16/12 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, às 19h30min
21/12 – Shopping Praça Nova, às 19h30min
23/12 – Natal Recanto Maestro
29/12 – Natal Luz em Gramado
Leia todas as notícias