Os majestosos da Rio Branco: quinze prédios que passaram ou estão com obras de revitalização

Bibiana Pinheiro, Deni Zolin

Os majestosos da Rio Branco: quinze prédios que passaram ou estão com obras de revitalização

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Registro do imponente Edifício Cauduro, antigo Hotel Jantzen.

O que foi construído no passado e segue em pé na Avenida Rio Branco faz parte da história de Santa Maria. As composições das casas e empreendimentos, com suas linhas e ângulos, que são comuns aos olhos dos moradores, ao mesmo tempo, consistem em grandes referências arquitetônicas. É por meio delas que é possível dizer que se está no Centro de Santa Maria.


Antiga Avenida Progresso, conhecida como Rio Branco desde 1908, é composta por um conjunto de edificações considerado patrimônio histórico. Prédios e casas que foram construídos quando a avenida era a porta de entrada para os milhares de passageiros da linha férrea


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Registro do prédio 8 da Universidade Francisca (UFN).

O auge da ferrovia se foi, e a Avenida Rio Branco viveu décadas de decadência. Dos anos 2000 para cá, vem passando por um processo de resgate histórico e econômico. 


Avanços de 2023 

Neste ano, duas obras na avenida iniciaram a recuperação da Estação Ferroviária e a conclusão do edifício Galeria Rio Branco, que estava inacabado desde os anos 1970 e era um ícone da cidade. A Gare deve ser entregue em maio de 2024, enquanto o prédio abandonado será concluído e inaugurado em 17 de maio de 2026, pela Construtora Jobim, passando a se chamar Maria com Amor. 

Estrutura atual do Edifício Galeria Rio Branco.

Aliada a isso, a recuperação da Vila Belga e reocupação de vários prédios históricos da antiga Cooperativa dos Ferroviários (Coopfer) e do Clube dos Ferroviários (que será revitalizado possivelmente a partir de 2024) contribuem para que essa região histórica da cidade ferroviária volte a pulsar e ter vida e cores. Porém, ainda há inúmeras casas e prédios da Rio Branco que seguem desocupados ou até abandonados.


Transformações 

O trabalho de vários segmentos é preservar estas características durante as obras e revitalizações que acontecem no decorrer dos anos. De 15 edificações mapeadas, onze tiveram intervenções aprovadas recentemente junto à prefeitura – conforme levantamento do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan). Inclusive com projetos que prometem mudar a dinâmica do local.


Confira abaixo as edificações da Avenida Rio Branco em transformação

O cuidado inclui manter os elementos marcantes da Art Déco, Ecletismo e Movimento Moderno existentes nas edificações da Avenida Rio Branco. O Art Déco, marcante, tem como características linhas retas, geometrizado e facetado.


Registro prédio da antiga residência Mallo. Hoje, um antiquário.

A revitalização de áreas urbanas

Cada caso é um caso, e, na maioria das vezes, importa o conjunto. A frase é genérica, mas pode servir para entender o que é levado em consideração para um projeto arquitetônico de novas construções.

 
O arquiteto e urbanista, professor universitário e integrante do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria (Comphic), Francisco Queruz, explica que os prédios, suas fachadas, como eles estão dispostos e o que há em torno deles integra o que se conhece por Avenida Rio Branco.

Registro do imponente Edifício Cauduro, antigo Hotel Jantzen.

 
O trabalho dos órgãos de preservação foi pensar nestes pontos para tomar decisões, e as próxima devem seguir este caminho, no entendimento de Queruz:

 
– A legislação de 2008 entendia a Avenida Rio Branco como Zona 2, um recorte urbano, protegido como Centro Histórico de Santa Maria. Depois do Plano Diretor, em 2018, isto mudou. Abriu margem para que as edificações possam ser avaliadas particularmente, ou em conjunto, a depender de critérios próprios, como edificações que tem mais valor quando são vistas juntas. Cada caso é um caso. Acredito que estamos em um momento de ascensão com uma política pública que é o Distrito Criativo. E, para que funcione, não basta só um agente. Envolve instituições de ensino, poder público e iniciativa privada, no caso de Santa Maria. Algumas construções estão sendo qualificadas aos pouquinhos, outras com grandes projetos. Estou ansioso para ver como ficarão empreendimentos como o da Galeria Rio Branco, que deve trazer outras dinâmicas para a área.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Retrospectiva 2023: confira as 10 matérias mais lidas no site do Diário Anterior

Retrospectiva 2023: confira as 10 matérias mais lidas no site do Diário

Próximo

"Eu teria múltiplos motivos para reclamar, mas escolhi agradecer", diz jovem que nasceu sem braços e pernas em entrevista à Rádio CDN

Geral