Artigo

OPINIÃO: A importância dos espaços que  promovem a criatividade

Anny Desconzi

No último sábado, os veículos de comunicação trouxeram um artigo cujo título foi: Como a invenção da geladeira mudou a história – e a forma como fazemos comércio... O artigo não apenas mostrou os benefícios da criação da geladeira para a vida das pessoas, mas, também, como tal criação influenciou as mudanças no comércio e na economia de muitos países.

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Quando estava lendo o artigo, meu pensamento se reportou para a Feira de Ciências promovida pela prefeitura, no dia anterior, última sexta-feira, dia 24. Muitos trabalhos foram expostos. Houve a participação de alunos desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), demonstrando o envolvimento das escolas num evento de grande importância, que culmina na mostra dos trabalhos dos alunos da rede pública municipal na feira. Os trabalhos apresentados não eram atividades de um dia, mas de semanas, até meses, nos quais professores de vários componentes curriculares oportunizaram aos alunos espaços de reflexão, planejamento e execução.

Todos os trabalhos expostos merecem destaque pelo envolvimento de alunos, professores, equipes diretivas e pais, o que demonstra a importância de tais momentos e espaços para a integração comunidade-escola, além de ser um dos principais espaços de incentivo à criatividade, tornando-se um dos mais importantes na vida escolar dos alunos. 

Foi muito importante ver o envolvimento dos alunos da educação infantil explicando seus trabalhos e o conhecimento que têm sobre o assunto, apesar da pouca idade. Mas um deles mereceu um olhar diferenciado, que foi o premiado com o primeiro lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos: uma betoneira manual. A máquina é um misturador de massa (cimento + areia + água), criada pelos alunos da metalurgia da EJA da Escola Emai, para facilitar o trabalho humano nos locais onde não há energia elétrica. Poderíamos até questionar, mas o que isso tem de inovador? A resposta para quem teve a ideia é uma só: a máquina é a grande solução para quem tem que trabalhar em locais desprovidos de luz.

Muitos de nós, quando pensamos num trabalho de construção civil, sempre imaginamos que onde a construção se realizará haverá energia elétrica, porém nem todas as localidades do nosso município possuem esse recurso. Criações que, para nós, parecem muito simples, para os alunos que tiveram a ideia são a solução para uma das muitas dificuldades diárias dos que trabalham na construção civil em lugares isolados. E esse é o ponto fundamental e de maior importância da iniciativa da Feira de Ciências, que proporciona um espaço para mostrar um pouco da realidade de nossas escolas, bem como das dificuldades de nossos alunos. 

De regra, os alunos da EJA são trabalhadores no diurno que têm no ensino noturno a única e última alternativa para completar seus estudos. E, através de espaços de criação, eles podem expor suas dificuldades e elaborar alternativas para facilitar os seus cotidianos. 

A criação é um momento especial, não apenas para o criador, mas, também, para quem acompanha o surgimento das ideias e a união dessas na construção de um objetivo comum. Não há qualquer dúvida de que esses momentos e espaços oportunizados pela Secretaria de Educação, que é a grande incentivadora, são os mais apreciados pelos alunos, além de serem de muita importância para os professores, que acompanham o entusiasmo e a alegria de cada um quando o objetivo é alcançado, ainda mais quando servem para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos.


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