Foto: Deni Zolin (Diário)
A tentativa de conseguir remanejar verbas da ponte de Porto Xavier para a duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria acabou não se concretizando. Segundo o coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, Giovani Cherini (PR), os R$ 81 milhões previstos e não usados para a ponte de Porto Xavier só podem ser encaminhados para a duplicação da BR-116, entre a Capital e Pelotas, pois essa era a outra obra que havia recebido emendas impositivas da bancada para 2018 - ou seja, verbas que o governo é obrigado a liberar, já que as emendas comuns são só pedidos, e a União pode ou não repassar os valores.
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Por isso, segundo Cherini, já está determinado o repasse dessas verbas para que o Exército construa dois trechos da duplicação da BR-116. Porém, o deputado diz que o Ministério dos Transportes está prevendo liberar mais R$ 10 milhões do Orçamento de 2018 para a Travessia de Santa Maria ainda este ano. Se isso ocorrer, será mais um fôlego para acelerar um pouco o ritmo das obras. É que, além dos R$ 38 milhões do Orçamento e R$ 10 milhões extras liberados na metade do ano, o governo enviou mais R$ 10 milhões recentemente e pode mandar mais R$ 10 milhões agora, totalizando R$ 68 milhões neste ano.
O Dnit segue com a previsão de que, com essas verbas extras, consiga concluir totalmente 4,5 km da duplicação e liberá-los para o trânsito até dezembro, no trecho que fica do Trevo do Castelinho até a Auto Peças Kobber, perto do viaduto da Duque, que estava sendo asfaltado na sexta (foto) - falta só colocar uma camada, de asfalto emborrachado.
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Para o Orçamento de 2019, o pedido inicial do Dnit é de mais R$ 68 milhões, mas dependerá ainda de aprovação do Congresso. Já a conclusão total dos 14,5 km da duplicação, do Castelinho até perto da Ulbra, deve ocorrer até o final de 2020, o dobro do prazo inicial previsto.