O melhor azeite condimentado do mundo é de Caçapava do Sul

Francine Boijink

O melhor azeite condimentado do mundo é de Caçapava do Sul
Foto: Prosperato/divulgação

É do município considerado Berço da Olivicultura Gaúcha, Caçapava do Sul, o melhor azeite de oliva extra virgem condimentado: o com Pimenta Jalapeño. Com a produção iniciada no ano passado, a Prosperato teve o produto com a maior pontuação entre mais de 60 amostras de vários países em concurso tradicional da Itália e considerado o maior da Europa.

– Estavam participando os melhores condimentados do mundo, que já veem essa chance de ganhar medalhas em concurso e, portanto, o nosso tendo esse destaque há pouco tempo que a gente produz ele, para nós foi muito gratificante– comemora Rafael Silva Marchetti, um dos diretores da empresa e Mestre de Lagar, responsável por todas as etapas desde a extração, o recebimento da fruta e depósito no local onde ocorre a extração de azeite (Lagar).

Ainda conforme ele, a marca segue a tradição dos processos adotados em países como na Itália e na Grécia. No momento de processamento das azeitonas, para extração, é realizada a mistura dos temperos, sem a utilização de essências, aromatizantes ou corantes. Além da pimenta Jalapeño, há opções também com manjericão, limão siciliano e alho roxo.

Leia também:

Festa do Azeite de Oliva atrai um público de 15 mil pessoas em três dias em Caçapava do SulSafra de azeite de oliva aumenta 120% no estado

Da mesma maneira que é possível obter o azeite das azeitonas, esse óleo essencial natural que tem nesses temperos sai junto no momento da trituração e é agregado, naturalmente, ao azeite de oliva. É um processo bem interessante, que é a maneira mais natural para se obter esses aromas. E, no caso da pimenta, essa cor que fica da casca vermelha da pimenta – diz Marchetti.

Reconhecimento

O reconhecimento ocorreu já no primeiro ano em que os condimentados da Prosperato foram encaminhados para participação em concurso. No início de 2022, os quatro azeites condimentados da empresa já resultaram no recebimento de medalhas na Grécia, sendo a a primeira vez em que azeites condimentados feitos no Brasil foram premiados no exterior, de acordo com o Mestre de Lagar.

– Agora para esse da Itália, junto com os condimentados, a gente também enviou os nossos mais tradicionais e ali, todos também ganharam medalhas e, especialmente, uma categoria dos condimentados, que diz qual dos condimentados teve a pontuação mais alta, com mais de 60 amostras de azeites condimentados de vários países, a gente teve a felicidade de o nosso, com pimenta Jalapeño, foi escolhido com a pontuação mais alta do concurso.

Os métodos diferenciados no momento da extração, com preservação de aromas naturais e temperos frescos, tiveram uma receptividade positiva por parte dos consumidores já desde o início, com uma ampla procura.

As vendas dos azeites condimentados são realizadas na loja em Caçapava do Sul, com a garrafa de 250 ml sendo comercializada, no local, por R$ 48. Há possibilidade também de aquisição por e-commerce, com vendas para o Brasil todo. Nesse caso, com o pagamento à vista, na compra pelo site, o preço é o mesmo do balcão da loja, de acordo com Marchetti. Além disso, há também os pontos de venda.

– Com certeza, isso (reconhecimento) vai inspirar mais pessoas a buscarem azeites condimentados, quererem provar esse azeite, que é muito diferente e com isso também nos motivar a produzir cada vez mais esse azeite, quem sabe até pensar em alguns tipos de temperos que a gente ainda não explorou em fazer junto com o azeite – projeta

*Por Francine Boijink

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Primeiro dia de inverno registra 50mm de chuva e alerta para descargas elétricas e granizo em Santa Maria Anterior

Primeiro dia de inverno registra 50mm de chuva e alerta para descargas elétricas e granizo em Santa Maria

Ex-ministro da Educação é preso por esquema de desvios de verba no MEC Próximo

Ex-ministro da Educação é preso por esquema de desvios de verba no MEC

Geral