O que cabe no seu coração e na sua mente? 

Daniela Minello

O que cabe no seu coração e na sua mente? 

Nosso coração, a partir de movimentos de contração e expansão, funciona o tempo inteiro num ritmo frenético, bombeando sangue para o nosso corpo. Com este trabalho incessante, mantemos nossos batimentos cardíacos de acordo com nossas emoções e estímulos diários. Mas o que cabe no seu coração e na sua mente?

Já parou para pensar que fazemos escolhas a cada instante também, para agregamos sentimentos em nossas vidas? O quanto deixamos que pessoas ou situações afetem nossas emoções? Ou simplesmente os afetos e desafetos ocupam estes lugares preciosos? No momento que somos afetados por algo que permitimos que faça parte de nossas vidas, estamos abrindo uma porta em nós para que tenhamos mais ou menos stress também.

O stress faz com que nossos corpos reajam diferentemente em cada situação. Pausar e reorganizar nossos pensamentos, também são ações que exigem muito de nossas emoções, nos proporcionando muitas vezes, estados de tomadas de decisões ou de bloqueios, pausando nossas reações diante do que não nos faz bem. É possível dominarmos nossos pensamentos para que não nos deixemos ser inundados pelo que nos prejudica? Como acionar mecanismos mentais favoráveis para encontrarmos paz?

Desde muito pequena, acompanhei meus pais e irmãs em cursos e palestras que promoviam reflexões sobre o auto-conhecimento, além de ir à igreja orar nas celebrações religiosas. Esses eventos, tinham quase sempre como base, possibilidades de aprendermos a lidar com nossas emoções e, assim, fui crescendo em ambientes favoráveis para a compreensão de como nossos pensamentos se relacionam com nossos modos de ser e de agir. Interessante lembrar que toda e qualquer tomada de decisão, requer que sejamos movidos por algum estímulo. Você consegue acompanhar seus pensamentos de acordo com suas ações?

Nossos pensamentos podem ou não ser controlados por nós. O que favorece este controle, é a consciência que temos sobre nossos sentidos: o tato, a visão, o paladar, o olfato e a audição. Quando prestamos mais atenção em nossos sentidos e, o quanto eles influenciam nossos modos de ser, agir e pensar, percebemos que nossos pensamentos podem também, ser treinados favoráveis ou não às escolhas que fazemos em nossas vidas.

Toda vez que um pensamento vem em minha mente, tento prestar atenção se ele é verdadeiro ou se ele tenta me sabotar. Assim, vou tecendo coerência aos meus modos de perceber quando os mesmos tendem a ser depreciativos e destrutivos. Claro que esse jeito de perceber, sentir e viver a vida, também vem acompanhado pela busca constante de manter em minha rotina, a prática de exercícios físicos, a dança e teatro.

Por um período, percebi que deveria fazer terapia, o que ampliou ainda mais minha consciência diante da vida. Tudo aquilo que acho que cabe em meu coração e na minha mente, agrego e tomo posse. É um exercício de constante vigília que me permite tentar ser uma pessoa mais equilibrada em minhas emoções. Quais estímulos você está deixando fazer parte da sua vida, que inunda seu coração e a sua mente?

Nosso músculo cardíaco é movido por estímulos. Que estímulos estou fornecendo a ele para que se mantenha saudável? Toda e qualquer escolha é sua, mesmo que sejamos influenciados, o poder de decisão é todo nosso. Vamos experimentar deixar entrar em nossas vidas somente o bem e o que nos faz bem? É difícil? Convivo com pessoas tóxicas? Minha vida é um stress? Tudo isso é normal e acontece com a maioria das pessoas, o que é anormal é você deixar que isso tudo crie morada em seu coração e na sua mente. Um pouquinho de tempo por dia é o suficiente para que o hábito de vigiar seu pensamento vire rotina em sua vida. Vamos treinar?

Toda vez que surgir algo ruim a partir dos seus sentidos, repreenda e pense que você é capaz de ter uma mente e um corpo saudáveis. Afinal de contas o que cabe em seu coração e na sua mente, é o que você permite que ali crie morada. Se já criou morada, tenha coragem de expulsar com propriedade, agregando em sua rotina, alguns instantes de oração e reflexão  sobre suas ações e, é claro, faça exercícios físicos, eles permitem bem estar físico e mental. Como costumo falar: “transforme sentimentos em músculos” e, creia sempre, no seu poder de transformação!!!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Marrocos elimina a Espanha e Portugal atropela a Suíça Anterior

Marrocos elimina a Espanha e Portugal atropela a Suíça

Região Central deve enfrentar onda de calor nesta semana, alerta Secretaria de Meio Ambiente Próximo

Região Central deve enfrentar onda de calor nesta semana, alerta Secretaria de Meio Ambiente

Geral