Eduardo Ramos
Um mutirão de voluntários se reuniu no Parque Itaimbé para recolher resíduos descartados de forma incorreta. A ação ocorreu na manhã deste sábado e faz parte das atividades alusivas ao Dia Mundial da Limpeza, movimento celebrado em 17 de setembro que tem a participação 191 países. Em Santa Maria, a iniciativa foi realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Santa Maria, Leo Clube Dores, Lions Clube Dores, Ulbra e apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente.
No trabalho de cerca de uma hora, o grupo recolheu mais de 15 quilos de microlixos, que são os resíduos menores como bitucas de cigarro, pequenos plásticos, canudos, tampinhas, cartelas de comprimidos, entre outros. Segundo a engenheira química Ivi de Carvalho, 37 anos, que faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, a ação tem como objetivo ajudar na manutenção de limpeza de locais como o Parque Itaimbé e conscientizar sobre o descarte incorreto de resíduos.
– Hoje, quando chegamos no parque, uma equipe de limpeza da prefeitura já tinha feito a manutenção. Mas, ainda assim, conseguimos juntar vários sacos desses pequenos lixos que costumam passar despercebidos. São justamente eles que acabam ficando por milhares de anos na natureza, entram na cadeia alimentar de nossos bichos e às vezes até na nossa – explica a engenheira.
Leia também:
Atividades lúdicas marcam o lançamento da Semana Nacional de Trânsito em Santa MariaTecnoparque de Santa Maria deve receber projeto de reciclagemSM Outdoor doa 1,3 mil metros de lona à Defesa Civil
Para a secretária do Lions Clube Santa Maria Dores, Marlene Sager, a iniciativa faz parte de uma variedade de ações voltadas à preservação do meio ambiente que a instituição busca apoiar:
– O Lions sempre foi muito preocupado com a natureza. No último sábado de cada mês realizamos um evento em frente a Basílica da Medianeira para arrecadar tampinhas, lacres, cartelas de remédio e até roupas que vão para a doação. É fundamental esse envolvimento.
Posteriormente, alguns dos itens recolhidos como as tampinhas, lacres e cartelas de remédio são doados à Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar), que consegue arrecadar verba para adquirir equipamentos para pessoas com deficiência.
Morador das redondezas do Parque Itaimbé, o estudante de Administração João Afonso Simon de Vargas, 23, decidiu se unir ao grupo para ajudar na limpeza do local.
– O Itaimbé é um lugar que eu adoro, moro perto. Como faço parte do Lions, já participei dessas ações que envolvem o meio ambiente, então decidi também colaborar no mutirão para juntar esses lixos bem pequenos que parecem insignificantes, mas, como vimos aqui, dão muitos quilos de poluição – ressalta.
Leia todas as notícias