Mutirão Práticas Sustentáveis marca início da Semana do Meio Ambiente em Santa Maria

Jewison

Mutirão Práticas Sustentáveis marca início da Semana do Meio Ambiente em Santa Maria
foto: Eduardo Ramos

Para lagartear no sol, comendo bergamota e ainda ajudar o meio-ambiente, com serviços de descartes corretos, campanha do agasalho, plantio de árvores, inauguração de campo de futebol e mateada. Tudo isso ocorreu neste sábado na Praça Sandra Feltrin (antiga Praça CEU), no bairro Nova Santa Marta.

– Estava marcando chuva, mas graças a Deus fez um lindo dia. Então, estamos aqui, eu e meu marido, tomando um mate, sentados, aguardando a sombra que essa linda muda irá fazer quando crescer – comemora a dona de casa e moradora da Nova Santa Marta, Zenaide Santos (foto abaixo).

foto: Eduardo Ramos

A ação marcou o início da 7ª Semana do Meio Ambiente municipal e do Mutirão Práticas Sustentáveis. As atividades são uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria e o Grupo Diário e tem o patrocínio da Corsan/Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

– Campanhas como essa agregam muito valor à comunidade. As Práticas Sustentáveis  é uma que minimiza o impacto ambiental e tem em seu planejamento a conscientização da preservação do meio ambiente e do envolvimento das pessoas neste propósito – destaca Vanessa Rizzi, Diretora Administrativa do Grupo Diário.

foto: Eduardo Ramos

Em seu discurso de abertura da Semana do Meio Ambiente, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) celebrou a presença dos moradores em um espaço público.

– São em ações como essa que, em toda cidade, afastamos os mal educados e seus péssimos hábitos. O campo de futebol que inauguramos hoje, além de ser uma opção de lazer, também impede o descarte irregular de lixo em terrenos como este, o que, infelizmente, é uma prática que se torna comum quando não temos os moradores tomando um mate na praça ou a criançada, os jovens fazendo uso do direito deles de, por exemplo, praticar esportes – sublinhou o líder do Executivo local.

A  gestora da Corsan de Santa Maria, Andreia Zanini, acredita que este tipo de iniciativa tem o papel também de diagnosticar as demandas de cada localidade:

– Aproveitamos essa oportunidade para identificar com as comunidades as necessidades delas e trazer melhorias efetivas para aquele local. Hoje estamos com várias frentes, até de mapeamento de falta de água. Precisamos estar à frente disso para melhor nossa prestação de serviço aos santa-marienses – avalia.

foto: Eduardo Ramos

foto: Eduardo Ramos

Serviços de Cidadania, como o Cadastro Único, também estavam disponíveis à população que participou das atividades.

O CadÚnico é a porta de entrada para que o Estado possa assistir os cidadãos. Desde o direito a um programa social até qual (ESF) Estratégica Saúde da Família aquela pessoa deve agendar consulta. Tudo funciona através deste cadastro – explica Claudemara Tolotti, assistente social que realizava os registros.

Quem foi à Praça Sandra Feltrin pode também curtir apresentações artísticas, além de atividades voltadas ao público infantil e ao esporte, como pula-pula, futebol e taco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Arroio Cadena: o curso de água mais importante da cidade Anterior

Arroio Cadena: o curso de água mais importante da cidade

Em jogo disputado, Inter-SM empata com Santa Cruz nos Plátanos Próximo

Em jogo disputado, Inter-SM empata com Santa Cruz nos Plátanos

Geral