Novas residências do Minha Casa, Minha Vida, duplicações e projetos: ministro conclui visita a Santa Maria

Depois das agendas cumpridas pelo Estado, foi a vez de desembarcar ao Coração do Rio Grande para conversar com representações do município e conceder entrevistas à imprensa. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta (PT), participou do programa Bom Dia, Cidade! (CDN 93.5 FM), nesta segunda-feira (7). Entre as pautas abordadas, explicou as atividades acompanhadas no fim de semana e projetou os próximos meses de trabalho. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Minha Casa, Minha Vida

Santa Maria será contemplada com novas residências do Minha Casa, Minha Vida. Serão construídas 500 unidades, localizadas na Avenida Osvaldo Cruz, no Bairro Km 3. Serão apartamentos de cinco andares, quatro por andar. Ao todo, 25 blocos. Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca ampliar o programa a partir de novas áreas para destinar a essas habitações:

– Ao longo dos nossos governos, foram 8.804 contratos do Minha Casa, Minha Vida. Estamos praticamente há sete anos sem novos contratos, famílias que ao longo do nosso governo contrataram o programa, que é muito importante para nós. A procura de novas áreas está na nossa lista de prioridades. O presidente Lula já tomou uma decisão, de identificar áreas federais que possam ser destinadas para esses programas.

Na avaliação do governo, o programa é positivo. No entanto, ainda há problemas a serem enfrentados. A entrada de 20% do valor é um deles. Há a previsão de um financiamento para superar esse desafio. A ideia é criar novas faixas de valores, tendo em vista a questão salarial dos brasileiros, como explica o ministro. A preocupação principal do governo, segundo ele, é referente ao endividamento enfrentado pela população. A parcela de famílias brasileiras com dívidas chegou a 78,3% em abril de 2023.

Melhorias e duplicações

Quanto às obras realizadas há previsão de duplicações nas estradas que cruzam o município de Santa Maria. Com o novo programa de restauração e manutenção (Crema), a duplicação iniciará no trevo da Uglione e irá até a Estância dos Morros, no Bairro Tomazetti. Além disso, contará com espaço para passeio público e iluminação. O ministro salientou que melhorias serão feitas até a BR-392. Do trevo de Cachoeira do Sul até São Gabriel serão 100 quilômetros de terceira faixa. Referente à BR-290, serão quatro contratos de execução, que englobam Eldorado do Sul a Pantano Grande:

– A 392 entra como obra, mas não como projeto. É uma grande obra, chamamos de obra de implantação. Como a 448, por exemplo, o novo trecho, até Portão. Ainda estão em fase de projeto, concluindo o projeto, há a fase de licitação. Acredito que ainda no ano que vem, estaremos trabalhando no projeto executivo. Estamos falando de uma obra a ser executada, iniciar sua execução em menos de dois anos e a ser executada por lotes.

O aeroporto

Ao buscar o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no aeroporto de Passo Fundo, o ministro notou uma grande movimentação, muitos carros estacionados e pessoas transitando nos terminais. Uma das pautas acompanhadas pelo ministro é a questão das melhorias no Aeroporto Municipal de Santa Maria. Na avaliação dele, a pista e o aeroporto são bons, o principal impasse para novos investimentos é a capacidade do terminal de passageiros:

– Estamos tentando solucionar, é uma questão técnica. A Infraero estabelece que para um avião poder operar, o terminal de passageiros precisa ter no mínimo o dobro do número de vagas no avião. O nosso (em Santa Maria) é restrito a 70 pessoas. Estamos trabalhando para resolver esse problema. E com isso poder ter um avião maior, se não tiver um avião maior tu não consegue viabilizar o investimento.

Futuras discussões

Ainda em agenda em Santa Maria, Pimenta se reúne em um almoço com dirigentes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e com outras lideranças locais. Uma das principais pautas, já priorizadas pelo reitor, é referente a um espaço destinado a feiras e exposições do setor tecnológico, agrícola e agropecuário. O projeto é acompanhado de perto por Pimenta.

Quanto às relações do governo

Questionado sobre as relações com a oposição do governo, o ministro elencou algumas situações positivas do Brasil a nível mundial. No fim do ano, como elencado por Pimenta, o Brasil assume a presidência do G20:  

– O Brasil é protagonista em questões envolvendo transição energética e ambiental. Na reunião do G7, no Japão, o presidente Lula não iria. O primeiro-ministro do Japão ligou insistindo, convidaram mais quatro países. O primeiro-ministro do Canadá ligou e disse que se ele não fosse, o Canadá também não se faria presente. O mesmo povo que elegeu Lula, elegeu 130 deputados para trabalhar com ele. E como faz política quando alguns eleitos são teus adversários? Você faz aliança com quem é adversário. É um diálogo constante. 

Já sobre pretensões ao Senado, entre brincadeiras na entrevista ao vivo com o presidente da Assembleia Legislativa Valdeci Oliveira (PT), Pimenta deixa a pergunta em aberto: 

– Eu sou deputado federal há seis mandatos. Sou o único ministro de todo o sul do Brasil. Tenho uma relação próxima ao presidente da República. Ninguém trabalha muito com a ideia de que eu vou ser deputado federal. Pode chegar lá e sim. Se está cedo para falar sobre a eleição à prefeitura (como pontuado pelo Valdeci), está cedo para tratar das eleições de 2026. 

Pimenta ainda salientou a sobre as mudanças nos Ministérios. A última alteração foi a de Celso Sabino (União Brasil), novo Ministro do Turismo, desde julho. O Republicanos integrará o governo, assim como um nome do Partido Progressista. O presidente Lula vê isso como positivo, afirmou o ministro, como uma estabilidade políticia. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Música, bate-papo, integração e chuva: como foi o retorno das aulas do segundo semestre da UFSM Anterior

Música, bate-papo, integração e chuva: como foi o retorno das aulas do segundo semestre da UFSM

Aulas na UFSM e Calourada começam nesta segunda-feira e outras notícias para você ficar sabendo Próximo

Aulas na UFSM e Calourada começam nesta segunda-feira e outras notícias para você ficar sabendo

Geral