Movimento no comércio de Santa Maria aumenta com a proximidade do Dia dos Pais; vendas devem ser superiores a 2022

Movimento no comércio de Santa Maria aumenta com a proximidade do Dia dos Pais; vendas devem ser superiores a 2022

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Neste ano, o Dia dos Pais vai ser celebrado no próximo domingo, dia 13 de agosto. As lojas já apostam em liquidações das coleções de inverno e também em kits com desconto para atrair mais clientes. Em Santa Maria, lojistas explicam que o movimento vai começar mesmo nos três dias que precedem a data comemorativa.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2023 deve alcançar R$ 7,67 bilhões. Este valor representa alta de 2,2% em relação à mesma data de 2022. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Rabelo, há um otimismo em nível nacional para as vendas nesta data. Além disso, vestuário, calçado e acessórios representam 48% das vendas para o Dia dos Pais.

– Nós temos uma perspectiva positiva em nível nacional, há um otimismo muito pelas informações do Comitê de Política Monetária (Copom), que divulgou a queda da taxa de Selic (Considerada a taxa básica de juros, a Selic é o principal instrumento de controle da inflação) em meio ponto percentual. Obviamente que não vai impactar imediatamente o desempenho do comércio, mas esse otimismo também traz um alento e expectativa dos lojistas a médio prazo – explica Rabelo. 

Comércio local

Rabelo comenta também que os utensílios domésticos, eletrônicos, perfumaria e cosméticos, cada um deles, representam 15% dos itens que serão procurados para presentes no Dia dos Pais. 

– Em Santa Maria, já percebemos que as lojas de vestuário estão fazendo liquidações das coleções outono e inverno. E isso traz um convite aos consumidores para prestigiarem o comércio local. Nas datas comemorativas, o maior percentual de vendas que ocorre no varejo nacional são feitas nos comércios físicos. 

A procura por presentes em lojas físicas, deve-se a uma série de fatores, como sair com o produto já embalado; quando é vestuário, o estabelecimento físico é melhor para escolher o tamanho da peça de roupa; e, o sistema de trocas de produtos, explica o presidente da CDL. A busca pela escolha do presente em lojas físicas beneficia o comércio local.  

Procura pelo presente ideal 

A gerente da loja de cosméticos, Manoela Teixeira

Pelo Calçadão Salvador Isaia de Santa Maria, algumas lojas já colocaram nas vitrines produtos voltados para o Dia dos Pais, junto com peças publicitárias, para atrairem a atenção dos clientes. A gerente da loja de cosméticos, Manoela Teixeira, 30 anos, relata que a procura está bem alta neste ano e com certeza vai superar as vendas de 2022.

– Na sexta-feira e no sábado, o fluxo vai ser maior. Os produtos que costumam sair mais são da linha Malbec de perfumaria. Também temos vários kits prontos, com perfumaria e cosméticos. Estamos bem positivos com as vendas, porque estamos em um crescimento grande depois da pandemia – reforça Manoela. 

Para muitas pessoas as vestimentas são a principal escolha para presentear alguém. Segundo a gerente de uma loja de roupas masculinas, Cláudia Rosane da Silva, 38 anos, as vendas estão boas, por causa das promoções de inverno e dos lançamentos de vestimentas de verão. 

– Acredito que vamos superar as vendas do ano passado. Para nós,o Dia dos Pais é o segundo Natal. A expectativa está muito boa, por causa das nossas promoções e novidades e vai ter uma crescente em relação ao ano passado. O que mais sai de inverno é o suéter e de verão estamos vendendo bastante camisas polo – afirma Cláudia. 

A microempreendedora Sabrina Vargas, 42 anos, adiantou-se na busca pelo presente e comprou uma semana antes da data comemorativa:

– O presente é para o meu esposo. Não posso falar o que realmente é, porque é surpresa, mas é algo relacionado a perfumaria. Consegui um kit e eu já tinha em mente o que eu queria quando fui na loja – comenta Sabrina. 

A gerente da loja de roupas masculinas, Cláudia Rosane da Silva

Produtos mais procurados

  • Vestuário, calçado e acessórios representam 48% das vendas para o Dia dos Pais
  • Utensílios domésticos, eletrônicos, perfumaria e cosméticos, cada um deles, representam 15% dos itens que serão procurados para presentes no dia dos pais 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seminário de contabilidade discute gestão e desenvolvimento em Santa Maria Anterior

Seminário de contabilidade discute gestão e desenvolvimento em Santa Maria

Lançamento das inscrições da Expo Favela RS busca dar visibilidade a empreendimentos locais Próximo

Lançamento das inscrições da Expo Favela RS busca dar visibilidade a empreendimentos locais

Geral