Morre aos 59 anos o professor da UFSM Marco Aurélio Acosta

Morre aos 59 anos o professor da UFSM Marco Aurélio Acosta

Morreu na tarde desta segunda-feira (25), aos 59 anos, o professor da UFSM, Marco Aurélio Acosta. Nascido em Rio Grande, Acosta atuou como professor municipal e atualmente era professor do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria, onde também chegou a ser diretor.


Em virtude do falecimento do professor, o CEFD anunciou o cancelamento das aulas e atividades administrativas desta terça-feira (26). Acosta foi colunista do Diário até maio deste ano, mês em que também lançou o livro Gerontologia: o envelhecimento humano em 10 pontos na 50ª Feira do Livro de Santa Maria.



Em novembro do ano passado, ele foi homenageado no programa DNA da Rádio CDN 93,5 FM. Na ocasião, Acosta relembrou momentos importantes de sua trajetória e foi homenageado pela família e amigos.


Marco deixa a esposa, Marilda Oliveira, e as filhas, Paula Agnes Acosta e Luiza Agnes Acosta.


O corpo do professor está sendo velado na capela Ipê Roxo da Funerária São Martinho. Após o encerramento, às 11h de terça-feira (26), o corpo será transladado até a cidade de Rio Grande, onde seguirá sendo velado nas capelas da funerária Santa Casa.


No início da noite desta segunda-feira, a UFSM publicou uma nota de falecimento. Confira:

​Comunicamos com pesar o falecimento do professor Marco Aurélio Acosta. O velório será realizado no Memorial São Martinho, na Avenida Prefeito Evandro Behr, 1611, a partir das 19h do dia 25 de setembro, em Santa Maria. As informações sobre o sepultamento serão divulgadas posteriormente.

Marco Aurélio era professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constituiu a sua trajetória profissional junto ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). De aluno a professor do CEFD, as atividades do professor Marco Aurélio auxiliaram a aprofundar e a desenvolver o campo de conhecimento da Educação Física, em especial conexão com o campo da Gerontologia, no qual é uma importante referência. A temática do envelhecer articulou as suas produções no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, tanto na graduação quanto na pós-graduação. De 2010 a 2014 teve importante atuação como diretor do CEFD, e em 2014 esteve à frente da criação do Mestrado em Gerontologia na UFSM. Durante décadas coordenou o Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade – NIEATI e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Gerontologia.

Colegas e amigos lembram de Marco como uma pessoa que lutava por seus ideais e pela educação, sendo uma referência de determinação, alegria, inteligência e resiliência. O Centro de Educação Física e Desportos se despede do seu colega com tristeza. Permanece com a saudade e com as memórias de um professor que tornou o processo de docência e de convívio diário uma troca de afetos, de formação humana e que generosamente compartilhou com todas as pessoas o seu conhecimento.





 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidades de saúde terão alterações em horários nesta semana e outras 5 notícias Anterior

Unidades de saúde terão alterações em horários nesta semana e outras 5 notícias

“O que vamos levar dele vão ser sempre os momentos bons”, relembra esposa do restinguense que morreu 29 dias após acidente na BR-158 Próximo

“O que vamos levar dele vão ser sempre os momentos bons”, relembra esposa do restinguense que morreu 29 dias após acidente na BR-158

Geral