As chuvas das últimas horas já causaram transtornos para moradores de Santa Maria. O Rio Vacacaí subiu pelo menos dois metros na manhã desta segunda-feira. Por isso, os moradores do Passo do Verde estão em alerta. Segundo o secretário de Ação Comunitária, Adelar Vargas, são cerca de 300 casas no local. Dessas, pelo menos 65 famílias têm residência fixa. Desde a manhã desta segunda, os moradores estão sendo avisados sobre a possibilidade de serem retirados do local. Com medo de perder tudo, eles começaram a levantar os móveis, para evitar que a água atinja os bens.
Estrada que liga Santa Maria a Silveira Martins tem pontos com bloqueios na Região Central
No Bar da Associação Amigos do Passo do Verde, mesas, cadeiras, geladeiras, freezers, comidas e bebidas já foram levados para o andar superior do imóvel. Segundo Luiz Ferreira, 61 anos, proprietário do bar e presidente da associação, os moradores do local já conhecem a realidade, por isso, costumam se prevenir.
_ Antes de a enchente atingir, temos que esvaziar tudo, porque, depois que passa, precisamos limpar. Se já tirarmos as coisas antes, não perdemos muito _ afirma Ferreira.
Chuva forte causa alagamentos e famílias ficam ilhadas
Segundo o secretário Vargas, até o início da tarde desta segunda-feira, não foi preciso que nenhuma família saísse de casa por causa da enxurrada em Santa Maria. A Defesa Civil monitora áreas de risco para auxiliar as famílias.
Chuvas atingem mais de 38 mil pessoas no RS
_ O Passo do Verde é um dos principais pontos de alerta. Como a chuva vem de São Gabriel, se forem abertas as comportas da barragem, a água acaba atingindo o Rio Vacacaí aqui, passando do nível e alagando as casas. Por isso, os moradores já estão sendo avisados _ afirma Vargas.
Em pelo outros dois locais de Santa Maria, na manhã desta segunda-feira, a água também tinha trazido problemas. Na localidade de Passo da Ferreira, o Rio Passo da Taquara subiu, e pelo menos sete casas ficaram ilhadas. O morador do local, Clóvis A"