Diário nos Bairros

Moradores da Região Centro-Leste apresentam prioridades de melhorias na saúde

Acúmulo de lixo em ruas e terrenos baldios, grande quantidade de animais circulando pelas ruas e educação. Esses foram os principais tópicos apresentados pelos moradores do Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, no sábado, durante o encontro preparatório para a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. 

O grupo, formado por cerca de 25 pessoas, também discutiu medidas que podem vir a ser adotadas e que serão discutidas daqui para a frente, com a parceria da comunidade, de empresas privadas, de instituições de ensino e da prefeitura. Entre as alternativas sugeridas estão: mutirões de limpeza das áreas com acúmulo de lixo, projetos para adequar uma área de lazer na região e possíveis ações de vacinação.

A INICIATIVA
Proposta pelo Conselho Municipal de Saúde e pela prefeitura, a conferência reuniu, no Centro Social São Francisco, moradores da região, membros do Conselho de Saúde, de associações de moradores do Diácono João Luiz Pozzobon, do Cerrito, da Vila Jardim Berleze, além de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Maringá, da Superintendência da Vigilância em Saúde e da Universidade Federal de Santa Maria. 

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, o objetivo do encontro era ouvir a comunidade e os profissionais que atuam na região, para conhecer as demandas e as necessidades enfrentadas por eles no que diz respeito à Vigilância em Saúde. Segundo Streb, diversas questões – de doenças infecciosas a lazer e infraestrutura – passam pelo setor, por isso, a importância de o serviço estar próximo e em contato com a comunidade.

– Esse foi um encontro preparatório para conhecermos as demandas da comunidade. A intenção é fazer a relação dos problemas e as possíveis soluções, para discutirmos nas outras fases da conferência. E essa é uma das diretrizes da Conferência Municipal, que possamos debater propostas que levem em conta as especificidades de cada região – destacou Streb, acrescentando que a conferência começa na próxima sexta-feira.

Durante o encontro preparatório, o médico veterinário do setor de Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura, Carlos Flávio Barbosa da Silva, apresentou aos moradores a estrutura da Vigilância em Saúde e como ela funciona, com destaque para as quatro áreas de atuação: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador.

– Estamos aqui para identificar o que é problema e incômodo para vocês, para que possamos discutir políticas voltadas para esse fim. É no município que as coisas acontecem, e aqui que elas precisam ser resolvidas – concluiu.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Terminam hoje as inscrições para cursos de especialização da Unifra 

Próximo

Cartão-postal de Santa Maria acumula 40 anos de abandono

Geral