Mil câmeras em uniformes policiais devem ser implantadas até o fim do ano

Pâmela Rubin Matge

Mil câmeras em uniformes policiais devem ser implantadas até o fim do ano
Em Santa Catarina tecnologia já é utilizada pela Polícia Militar. Foto: Divulgação

Utilizada em ao menos em três Estados brasileiros, as câmeras de segurança no uniforme policial se tornaram um ponto central no debate sobre a redução da letalidade policial e da proteção dos agentes de segurança pública, bem como podem reduzir críticas da população à categoria. Em Santa Catarina (SC), São Paulo (SP) e Rondônia (RO), as câmeras são rotina desde 2021. Neste ano, o Rio de Janeiro passou a aderir gradativamente em maio, em batalhões da Capital, seguido de outras cidades.

Outros Estados têm proposta semelhante bem adiantada ou já executam projetos-pilotos do uso, como é o caso de Minas Gerais. Uma pesquisa do Datafolha, publicada em julho deste ano, apontou a aprovação do uso de câmeras nos uniformes policiais é superior a 90% em RJ, SP e MG.

No Rio Grande do Sul, uma lei de autoria da deputada Luciana Genro (PSOL), apresentada em 2020 e cujo nome é Lei Gustavo Amaral, em referência ao engenheiro elétrico morto em ação policial no município de Marau, foi rejeitada pela Assembleia Legislativa (AL). O primeiro projeto ( PL 211/2020) foi aprovado em todas as comissões e rejeitado em plenário. O segundo (PL 43/2022) apresentado neste ano, ainda aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Leia também:

Denúncias de violência policial em 2022 já superam o total de 2021, segundo a Defensoria PúblicaAgressão a Gabriel Marques Cavalheiro é confirmada, mas causa da morte ainda é desconhecida“Não se demoniza o Estado”, diz corregedor da BM sobre repercussão do Caso Gabriel em São Gabriel

Fase de testes

Conforme a assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, o secretário da Segurança Pública, Coronel Vanius Cesar Santarosa, avalia positivamente o uso de novas tecnologias para aprimorar o trabalho policial e ampliar a transparência na atuação das forças de segurança, tanto na proteção do agente público quanto para coibir atitudes que não coadunam com a seriedade do trabalho policial.

Em 2021, a pasta realizou um chamamento público para cedência de equipamentos visando a realização de testes. A BM começou a elaborar um termo de referência, a partir destes testes, que possibilitarão a aquisição desta tecnologia inédita no RS. O processo técnico para aquisição inicial é de mil câmeras (900 para a BM e 100 para a Polícia Civil). Este termo de referência, no entanto, é multi agência, ou seja, qualquer órgão de Segurança Pública Estadual poderá usar o mesmo modelo técnico para novas aquisições.

A expectativa da instituição é de que o edital seja lançado na sequência e esses equipamentos já sejam inseridos no trabalho policial até o final deste ano. Inicialmente a tecnologia será utilizada na Capital e Região Metropolitana. Os dispositivos gravam durante 12 horas ininterruptas, e as imagens são transmitidas para um servidor, que armazena as gravações, direcionadas somente ao Comando-Geral da Brigada Militar. As imagens não poderão ser copiadas diretamente da câmera.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM Futsal recebe o Paulista de Pelotas pela Série Ouro Anterior

UFSM Futsal recebe o Paulista de Pelotas pela Série Ouro

Faz Sentido: Você é mais razão ou emoção? Próximo

Faz Sentido: Você é mais razão ou emoção?

Geral