Mercados de Santa Maria vão seguir fechados aos domingos por mais um ano

Francine Boijink

Mercados de Santa Maria vão seguir fechados aos domingos por mais um ano

Os supermercados de Santa Maria não irão voltar a abrir aos domingos, como chegou a ser cogitado neste ano. A decisão de manter os estabelecimentos fechados por pelo menos mais um ano foi definida em uma assembleia realizada na tarde de terça-feira (14), com 30 empresas representadas. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros), 70% decidiram pela manutenção de fechamento neste dia da semana durante este ano.

Conforme a reportagem apurou no local da assembleia, que ocorreu no Edifício da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), havia 13 empresários do setor no auditório. De acordo com o presidente da entidade, Gilberto Cremonese, embasaram essa não reabertura o fato de várias cidades no país estarem retomando o uso de máscaras e também a questão de o momento econômico não ser considerado propício para repassar custos maiores oriundos dessa abertura aos consumidores, por meio das mercadorias.

Além disso, foi elencada também a questão humana envolvendo os trabalhadores dos mercados.

– O pessoal entendeu que os mercados ficaram abertos durante toda a pandemia e que, portanto, isso também pesou nesse momento. Toda a categoria trabalhou nessa pandemia e graças a Deus deu tudo certo, mas também entendemos que esse momento é de ceder um pouquinho para que os colaboradores possam usufruir dos domingos com familiares – informa Cremonese.

Ainda segundo ele, após ampla divulgação da realização da assembleia, fez-se entender que a ausência seria voto a favor da manutenção do fechamento dos mercados aos domingos na cidade. Também com direito a voto, nenhuma rede de fora da cidade esteve representada na assembleia.

Leia também:

Em meio à expectativa de maior safra de inverno no estado, custo com lavouras gera preocupaçãoSanta Maria terá lavanderia com autoatendimento“Serei candidato a governador e não um governador candidato”, afirma Eduardo Leite sobre pré-candidatura à reeleição

Desde 2008, é proibido o uso de funcionários contratados aos domingos, o que impossibilita o funcionamento dos médios e grandes supermercados da cidade. Com a decisão de ontem, aos supermercados vão completar 15 anos fechados aos domingos, situação que faz de Santa Maria a única entre as maiores cidades do Rio Grande do Sul a adotar essa medida.

Expectativa

Ainda conforme Cremonese, há uma esperança de que a medida possa ser alterada, mas só a partir de julho de 2023.

– Foi feito o calendário (de feriados) para um ano e com forte tendência de que, a partir do ano que vem, então se reabra o comércio aos domingos. A partir do segundo semestre – adianta o presidente do Sindigêneros.

A lei federal permite o uso de mão de obra contratada aos domingos e proíbe em feriados, exceto se houver convenção coletiva prevendo o contrário.

Em relação ao funcionamento nos feriados, a tendência é que os mercados continuem abrindo a partir de julho, em calendário que precisa ser negociado com o Sindicato dos Comerciários.

Francine Boijink e Marcos Fonseca

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Artista de Santa Maria apresenta obras sobre o feminino e cria oráculo a partir de conto de fadas russo Anterior

Artista de Santa Maria apresenta obras sobre o feminino e cria oráculo a partir de conto de fadas russo

Em Santa Maria, cerca de 49,4 mil pessoas tem hipertensão. Saiba mais sobre essa doença Próximo

Em Santa Maria, cerca de 49,4 mil pessoas tem hipertensão. Saiba mais sobre essa doença

Geral