Vestibular

Medicina atrai vestibulandos de fora da cidade

"

O número de inscritos (4.881 candidatos) no vestibular de verão 2014 da Unifra já confirmava: este é o maior processo seletivo da história da instituição. E não é demais dizer que foram as primeiras 40 vagas ofertadas para o curso de Medicina que alavancaram a concorrência. A oferta do curso, que tradicionalmente é o mais concorrido na UFSM e outras Federais do país, trouxe rostos diferentes para Santa Maria: os da galera de fora.

Alunos do pré-vestibular Método, de Porto Alegre, vieram em dois ônibus, com cerca de 90 candidatos. É a primeira vez que o cursinho organiza excursão para um processo seletivo da Unifra.

_  Muitos deles se prepararam para vir desde que foi anunciado que a instituição teria prova para Medicina. Alguns pretendem cursar caso sejam aprovados, outros dependem das condições de pagamento para decidir _ explica Willian Arthur Lawiesch, funcionário do cursinho, enquanto aguarda os alunos na prova.

De Caxias do Sul, virem 90 alunos do cursinho Equiláttero.
_ A maioria deles, cerca de 90%, vão fazer vestibular para Medicina _ conta uma das proprietárias do cursinho e professora de Matemática, Josi Souza.
O professor de física e também proprietário do curso de Caxias do Sul, Claudio Souza, lembra que é a primeira vez que a instituição organiza a viagem dos alunos para uma prova na Unifra:

_ Corrigimos com os alunos pelo menos três provas de vestibulares anteriores da Unifra, como forma de revisão para a prova.

Terezinha de Abreu, 59 anos, veio de Porto Alegre para acompanhar a caçula, Natália de Abreu Pegoraro. Ela conta que se a filha for aprovada, tem planos de cursar na Unifra:

_ No dia que minha outra filha se formou aqui, na Unifra, em Odontologia, foi divulgado que teria Medicina. A minha filha já se preparava para outros vestibulares e resolveu fazer aqui também.

Conforme a agência de notícias da Unifra, a Central Sul, há candidatos de Brasília e do Paraná e, das cidades gaúchas de Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre, Passo Fundo e Rio Grande.

Mais vagas da Medicina

A pró-reitora de Graduação da Unifra, Vanilde Bisognin, lembra que em 2016 e em 2017 mais quatro cursos de Medicina devem ser implantados no Estado e que, até lá, a concorrência por uma vaga na Unifra deve ser grande:

_ Acreditamos que, com o tempo, comece a equilibrar, mas é sempre um curso concorrido e que teve uma grande procura _ explica a pró-reitora.

A reitora da Unifra, Iraní Rupolo, também disse que a instituição está satisfeita com o número de inscritos, que resultou em 68,85 candidatos por vaga na Medicina:

_ Acompanhamos o número de inscrições desde o lançamento do edital e esperávamos pela procura.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Rompimento de cabos deixa milhares de clientes sem o serviço de telefonia

Próximo

Trânsito na Rua dos Andradas já está totalmente bloqueado

Geral