Margareth Menezes canta na cerimônia de recriação do Ministério da Cultura

Agência Brasil

Margareth Menezes canta na cerimônia de recriação do Ministério da Cultura

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebe servidores que estavam realocados no Ministério do Turismo.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebe servidores que estavam realocados no Ministério do Turismo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um discurso musical, cantado pela própria ministra, marcou a cerimônia de recriação do Ministério da Cultura (MinC). Servidores que estavam realocados no Ministério do Turismo após a extinção da pasta – e aguardavam autorização para a entrada no prédio, em Brasília – foram surpreendidos quando as portas se abriram, e as primeiras palavras de boas-vindas foram cantadas pela ministra Margareth Menezes. A recriação do Ministério da Cultura começou a valer a partir de segunda-feira, 24, conforme previsto pelo Decreto nº 11.336/23.

O discurso cantado prosseguiu, com a ministra fazendo adaptações à música Aquarela Brasileira, na qual o compositor Silas de Oliveira destaca as riquezas culturais produzidas em diversas partes do país.– A alegria voltou, cultura voltou, e vocês, servidores, estão de volta. Atravessamos tempos difíceis, e estamos aqui para contribuir com nosso país. Cultura é ferramenta de transformação e vetor econômico importante. O Ministério voltou para onde nunca deveria ter saído – apontou Margareth Menezes.

RETORNO

Entre os servidores que voltaram ao ministério, até então extinto, estava Adriana Nunes, que trabalha desde 2011:– Volto após quatro anos. É um sentimento de conquista e felicidade, pois vejo a política cultural retomando seu lugar central na política do país, conforme prevê a Constituição.

Segundo Adriana, a recriação do ministério é ainda mais simbólica por ele ter à frente uma mulher que, além de ser da área cultural, é negra.– Nossa cultura é nosso DNA. É o que nos identifica como povo e população. Agora vamos, juntos, retomar e reconstruir a política cultural deste país – afirmou a servidora do Ministério da Cultura.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja quais unidades de saúde irão funcionar em horários estendidos nesta semana em Santa Maria Anterior

Veja quais unidades de saúde irão funcionar em horários estendidos nesta semana em Santa Maria

Secretário defende retirada de garimpeiros da terra yanomami Próximo

Secretário defende retirada de garimpeiros da terra yanomami

Geral