Em competição que antecede tradicional festa, Concurso de Cucas de Agudo elege a melhor receita do ano

Em competição que antecede tradicional festa, Concurso de Cucas de Agudo elege a melhor receita do ano

Foto: prefeitura de Agudo (Divulgação)

Uma das marcas do município de Agudo é a sua gastronomia germânica e produção familiar, onde se destacam as saborosas cucas, que estão presentes como parte do cardápio de festas comunitárias na cidade e interior, além de ser prato principal em cafés e almoços coloniais. Essa tradição foi celebrada mais uma vez no "Concurso de Cucas", realizado na sexta-feira (11), na Casa Charlote.

​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O evento, promovido pela Emater e prefeitura de Agudo, faz parte da programação anual que exalta a herança cultural e gastronômica da cidade, famosa por suas festas comunitárias e produção familiar de cucas. Este ano, 14 participantes disputaram o prêmio, apresentando criações avaliadas por um júri especializado que considerou os quesitos de apresentação visual, sabor, criatividade e qualidade da massa.

A vencedora

Com sua cuca de morango com chantilly de Nata, batizada de "Doce Memória", Rosane Kullmann conquistou o título de melhor cuca do ano de 2024. Seguida por Claudete Neu, com a cuca "Milchcreme Kuchen", de morango e doce de Leite, e Janice Schütz, que garantiu o terceiro lugar com a receita "Freundschaft Kuchen” que combinava creme de chocolate branco, preto e morango. Já Renete Droese, com a cuca "Vestido Charlotte" de morango com abacaxi, ficou na quarta posição, seguida pela jovem Bruna Friedrich, com a cuca "Santo Ângelo" que envolve côco e morango.

Durante a dinâmica do concurso, os jurados tiveram a oportunidade de provar cada cuca inscrita, avaliando os pratos concorrentes em quatro critérios principais: sabor, apresentação, criatividade e qualidade da massa. Outro fator interessante foi a exigência de que as cucas remetessem à tradição germânica ou símbolos que representassem o município de Agudo, reforçando o vínculo entre a iguaria e a identidade local.

Além do reconhecimento e premiações do concurso, as cinco primeiras colocadas foram premiadas terão a oportunidade de comercializar suas cucas durante a 26ª Festa do Moranguinho e da Cuca, um dos principais eventos da cidade, que acontecerá de 31 de outubro a 3 de novembro, no Volksgarten e no Ginásio Municipal.

A Festa do Moranguinho e da Cuca, conhecida por atrair turistas e apreciadores da culinária germânica, promete ser mais uma vez uma grande celebração do sabor e da tradição agudense. 

Em Agudo, a cuca é patrimônio cultural

Em Agudo, a cuca é considerada um patrimônio histórico e cultural. Desde 2021, por meio de uma lei municipal, o município reconhece a cuca como um patrimônio histórico, cultural e gastronômico. A famosa iguaria não só promove a culinária local, mas também valoriza a herança gastronômica trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.

– Esse projeto nos permite fomentar iniciativas e parcerias que valorizem o saber artesanal e preservem as receitas tradicionais de família – afirma Luivonir Dorneles, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turismo de Agudo.

Ainda, em 2023, o município alcançou um recorde gastronômico nacional com a maior cuca já feita no Brasil, produzida pelo Super Lis. A iguaria teve 184 metros de extensão e rendeu mais de 8 mil pedaços.

*Com informações da prefeitura de Agudo

Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos Anterior

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

Após semana de tempo instável, sol retorna a Santa Maria neste sábado Próximo

Após semana de tempo instável, sol retorna a Santa Maria neste sábado

Geral