Decisão do PSol
O PSol de Santa Maria irá realizar uma reunião, sexta-feira (11), para fazer uma avaliação do desempenho do partido na eleição do último domingo (6). O saldo da análise deve ser bastante positivo, já que a meta do PSol era eleger a primeira bancada na Câmara.
Depois de ser a mais votada em 2020 e atingir o quociente eleitoral, Alice Carvalho, mais um vez foi campeã, mas agora com uma vaga assegurada.
O PSol também definirá a posição sobre o segundo turno. A tendência é a sigla apoiar o candidato Valdeci Oliveira, do PT, à prefeitura.
Balanço das forças de segurança
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, apresentou um balanço da atuação das forças de segurança no primeiro turno das eleições em todo o país.
Segundo a Polícia Federal, foram registradas 295 ocorrências. O total de valores apreendidos em 2024 foi de R$ 50,3 milhões em bens, sendo R$ 21,78 milhões em espécie.
Representação feminina lenta
Na contramão de Santa Maria em que o número de representantes no Legislativo encolhe a cada eleição, no restante do país, a participação de mulheres, em média, está em crescimento. Ainda assim, não reflete o fato de ser maioria do eleitorado no Brasil.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que só oito candidatas avançaram para o segundo nas capitais brasileiras e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é a única com disputa exclusivamente feminina. Segundo o TSE, 724 mulheres foram eleitas prefeitas (15,5% do total) e 1.232 vereadoras (18% do total). Roraima foi o Estado com mais prefeituras conquistadas por mulheres, enquanto o Espírito Santo ficou na última colocação.
No país
- 724 mulheres foram eleitas prefeitas
- 1.232 vereadoras eleitas
Leia mais
Eleições 2024: nova legislatura terá 12 bancadas na Câmara de Vereadores de Santa Maria
Eleições 2024: abstenção, menos mulheres e renovação na Câmara de Vereadores de Santa Maria