Eleições 2024: decisão do PSol; balanço das forças de segurança; representação feminina lenta


Decisão do PSol

O PSol de Santa Maria irá realizar uma reunião, sexta-feira (11), para fazer uma avaliação do desempenho do partido na eleição do último domingo (6). O saldo da análise deve ser bastante positivo, já que a meta do PSol era eleger a primeira bancada na Câmara. 


Depois de ser a mais votada em 2020 e atingir o quociente eleitoral, Alice Carvalho, mais um vez foi campeã, mas agora com uma vaga assegurada.


O PSol também definirá a posição sobre o segundo turno. A tendência é a sigla apoiar o candidato Valdeci Oliveira, do PT, à prefeitura.



Balanço das forças de segurança

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, apresentou um balanço da atuação das forças de segurança no primeiro turno das eleições em todo o país.

 
Segundo a Polícia Federal, foram registradas 295 ocorrências. O total de valores apreendidos em 2024 foi de R$ 50,3 milhões em bens, sendo R$ 21,78 milhões em espécie.



Representação feminina lenta

Na contramão de Santa Maria em que o número de representantes no Legislativo encolhe a cada eleição, no restante do país, a participação de mulheres, em média, está em crescimento. Ainda assim, não reflete o fato de ser maioria do eleitorado no Brasil.


Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que só oito candidatas avançaram para o segundo nas capitais brasileiras e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, é a única com disputa exclusivamente feminina. Segundo o TSE, 724 mulheres foram eleitas prefeitas (15,5% do total) e 1.232 vereadoras (18% do total). Roraima foi o Estado com mais prefeituras conquistadas por mulheres, enquanto o Espírito Santo ficou na última colocação.

 
No país

  • 724 mulheres foram eleitas prefeitas
  • 1.232 vereadoras eleitas


Leia mais

Eleições 2024: nova legislatura terá 12 bancadas na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Eleições 2024: abstenção, menos mulheres e renovação na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Feminista, negra e guardiã do número de Marielle Franco: quem é a candidata a vereadora mais votada pela segunda eleição seguida em Santa Maria



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: segundo turno em Santa Maria terá série de debates Anterior

Eleições 2024: segundo turno em Santa Maria terá série de debates

Eleições 2024: nova legislatura terá 12 bancadas na Câmara de Vereadores de Santa Maria Próximo

Eleições 2024: nova legislatura terá 12 bancadas na Câmara de Vereadores de Santa Maria

Jaqueline Silveira