impasse

Mais de 2 mil pessoas aguardam para fazer prova prática em CFCs de Santa Maria

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Sentar, apertar o cinto, conferir o retrovisor, ligar o carro, soltar o freio, sinalizar e acelerar: um passo a passo resumido de como os alunos devem agir ao fazer uma prova prática na autoescola. No entanto, por conta de restrições no último ano envolvendo a pandemia, os alunos precisaram adicionar um importante item nessa lista: a paciência. Isso porque, em média, os Centro de Formações de Condutores (CFCs) de Santa Maria já somam mais de 2 mil pessoas aguardando para realizar o exame prático, além de cerca de 700 para fazer o teórico.

Cacism ingressa na Justiça para pedir prorrogação de impostos municipais

Atualmente, a classificação de todo o Estado em bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado do governo faz com que haja uma redução do número de vagas para exames práticos em 50% e a suspensão das provas teóricas pelo menos até esta sexta-feira. Restrições que agravam o chamado "represamento" de alunos no sistema. A reportagem do Diário conversou com diretores de três autoescolas da cidade: Ativa, Viacentro e Padre Reus que, em média, possuem cerca de 700 pessoas esperando a prova prática e 300 pela teórica.

- Esse número alto vem desde o início da pandemia, no ano passado, quando os CFCs fecharam. Apesar disso, seguimos sempre com protocolos até mesmo além do que se exigia, independente da cor da bandeira - explica o diretor do CFC Ativa, Francisco Godinho Pinto.

Nicola Chevrolet completa 83 anos

Além da diminuição de alunos em cada prova, os exames passaram a ser intercalados, com cada semana para uma categoria diferente. Entre os principais problemas gerados pela grande fila de pessoas para as provas, estão os casos em que tirar a carteira de motorista é uma necessidade.

- Temos muitas pessoas esperando exame de motocicleta, por exemplo, e que estão aguardando uma oportunidade de emprego. Para um serviço público, ou locais que exigem. Essas pessoas precisam da carteira - salienta Rodimar Dall Agnol, diretor do CFC Viacentro e vice-presidente do Sindicato dos CFCs do Rio Grande do Sul.

PROVAS DE CFCS REPRESADAS EM SANTA MARIA

  • CFC Ativa
  • Provas práticas - 1.037
  • Provas teóricas - 307
  • CFC Viacentro**
  • Provas práticas - em torno de 700
  • Provas teóricas - em torno de 300
  • CFC Padre Reus**
  • Provas práticas - em torno de 700
  • Provas teóricas - em torno de 300

*Números exatos até esta sexta-feira, informados pela autoescola e que incluem provas de categorias A, B e D
**Estimativa informada pelas autoescolas

AULAS REMOTAS
Em Santa Maria, as três autoescolas já se adiantaram e garantiram equipamentos para realizar as provas teóricas de forma digital. No entanto, ainda dependem da liberação do Detran.

- Já estamos com essa demanda encaminhada, e aguardamos a autorização do Detran. Teríamos um funcionário do CFC aplicando os exames, enquanto o fiscal do Detran poderia fazer o monitoramento também de forma remota - explica o diretor do CFC Padre Reus, Frank Pierson.

Hoje, são em torno de 30 autoescolas de todo o Estado que já possuem salas de aula adaptadas para exames remotos e aguardando aval para iniciar. À reportagem, o Detran afirmou que "sem pandemia não havia represamento e, enquanto ela perdurar, não será possível prever quando a situação poderá ser normalizada". Já em relação às provas teóricas remotas, o órgão garante que "a capacidade de atendimento nesse formato será ampliada na medida em que os CFCs do RS forem se ajustando". O prazo para esses ajustes foi dado até 31 de dezembro deste ano.

Dúvidas e/ou informações podem ser resolvidas pelos canais de contato do Detran:

  • Telefone: 0800 905 555, das 8h às 20h.
  • Chat online: também esclarece dúvidas, das 8h às 18h, via site do Detran. Basta clicar no botão laranja no canto superior direito da página inicial e iniciar o bate-papo.
  • Fale Conosco: para solicitações de análises de casos específicos ou consultas a protocolos em curso é necessário abrir um chamado clicando aqui.
  • Ouvidoria: para encaminhar denúncias e recursos de demandas não resolvidas, basta clicar neste link.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em apenas três dias, quatro pessoas da mesma família morrem de Covid-19

VÍDEO + FOTOS: ponte quebrada preocupa moradores no interior de Santa Maria Próximo

VÍDEO + FOTOS: ponte quebrada preocupa moradores no interior de Santa Maria

Geral