santa flora

VÍDEO + FOTOS: ponte quebrada preocupa moradores no interior de Santa Maria

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Uma pequena placa com dizeres em azul tenta alertar os motoristas que passam pela ponte sobre o Rio Vacacaí, na localidade de Banhados, interior de Santa Maria. Há alguns anos, os moradores da comunidade, que pertence ao Distrito de Santa Flora, convivem com as péssimas condições da ponte, que fica bem na divisa com o município de São Gabriel. A estrutura de madeira foi construída há 55 anos e atualmente coleciona problemas: tábuas quebradas ou podres, buracos e pregos soltos. 


O técnico agrícola Maurício Meneghetti, 30 anos, mora com a família na localidade de Catuçaba, que fica já na parte que pertence a São Gabriel. Mas, seguidamente precisa passar pela ponte, já que quase toda a produção de grãos da família e de outros agricultores da região vai para Santa Maria.

- Desde que eu me conheço por gente essa ponte está assim. Já aconteceu de nos juntarmos entre vizinhos, quando a situação ficava insustentável, para fazer reparos emergenciais nela. Um doava as madeiras, outro emprestava maquinário... Mas, nunca durava muito, porque ela precisa de uma reforma completa ou uma troca total da estrutura - revela o agricultor.

Projetos sociais são alternativas para quem sente os efeitos da pandemia na mesa

Menghetti conta que é comum que a família dele ou de outros vizinhos tenham que socorrer algum motorista que se envolveu em acidente em cima da ponte:

- Quem conhece, sabe que tem que cuidar quando passa ali. Mas as pessoas que não são da região, às vezes, não sabem, ainda mais de noite. Acontece muito de motoristas passarem com o caminhão ali e furaram o tanque do combustível, porque tem muita tábua solta. Esses dias um senhor não sabia de um buraco grande ali e caiu com a caminhonete. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Anselmo Cunha (Especial)
Maurício Meneghetti mora próximo da ponte

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A situação piora ainda mais em época de safra, uma vez que a via é importante para o escoamento das produções, principalmente de soja e arroz. Assim, com os veículos carregados e pesados, a degradação aumenta.

- A ponte está horrível. Os buracos estão feios, é um perigo. A gente que mora perto, sempre se preocupa - afirma a dona de casa Cristina de Oliveira, 49 anos.

PREVISÃO DE REPAROS
A prefeitura de Santa Maria informou que tem conhecimento do estado precário da ponte e também disse que está com cronograma para recuperação da estrutura existente a partir dos próximos dias. As toras de madeira que serão usadas nos reparos foram doadas pelo Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e a prefeitura de Santa Maria está beneficiando estas toras em pranchas, trilhos, guias e estacas. Parte do material em madeira também foi repassada à prefeitura de São Gabriel, já que a ponte fica bem na divisa entre os dois municípios. Já a mão de obra será de servidores de Santa Maria.

Um projeto para reconstrução total da ponte também já foi feito, em parceria com a UFSM. Esse projeto prevê a construção de uma ponte de concreto com 60 metros - mesmo tamanho da ponte atual - e com duas pistas de trafegabilidade, o que não é possível com a atual estrutura. 

O projeto está em fase de captação de recursos e não tem previsão para iniciar. "A prefeitura está em tratativas com deputados estaduais e federais para tentar que os recursos sejam repassados por meio de emendas", disse o Executivo, por meio de nota.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mais de 2 mil pessoas aguardam para fazer prova prática em CFCs de Santa Maria

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Rogério Koff Próximo

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Rogério Koff

Geral