Longevidade com bem-estar durante a menopausa

Giovane

Longevidade com bem-estar durante a menopausa
Embora seja um processo natural, a menopausa ainda é encarada como um tabu, sendo pouco discutida e atrelada a crenças limitantes que podem atrasar a ida da mulher ao ginecologista para enfrentar essa fase com saúde e qualidade de vida. Para isso, é importante saber exatamente do que se trata, os seus principais sintomas e quais passos para conviver com esse processo a fim de garantir bem-estar e qualidade de vida.

A médica ginecologista Lia Mara Montagner, membro do Conselho de Administração da Unicred Ponto Capital, explica que a menopausa é um evento fisiológico e normal na vida da mulher que marca a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo.

– Objetivamente, é quando ocorre a última menstruação. É decorrente da parada da produção dos hormônios sexuais pelos ovários ou pela retirada cirúrgica deles (ovários). Isso ocorre em mulheres com idade entre 45 e 55 anos – explica a médica.

Segundo a profissional, algumas mulheres podem sentir os sintomas com maior intensidade que outras.

– Os sintomas mais frequentes são ondas de calor (fogachos), sudorese, alterações no sono, instabilidade emocional, como choro fácil, tristeza ou irritabilidade, diminuição da libido, perda de disposição, secura vaginal e outros – destaca a ginecologista.

Além disso, a chegada da menopausa pode ocasionar mudanças no corpo feminino, sendo ela gradual e envolvendo perda de formação de colágeno, ressecamento da pele e mucosa vaginal, diminuição da densidade óssea, mudanças na composição corporal com perda de massa magra (sarcopenia), e aumento da massa gorda, principalmente com depósito abdominal.

INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA

Existem pontos a serem observados com o uso de medicamentos. De acordo com a médica Lia Montagner, a intervenção terapêutica é necessária quando a paciente tem sintomas, respeitando-se as contraindicações.

– Há casos em que há uso de hormônios, antidepressivos, fitoterápicos e cremes vaginais. Para a atrofia vaginal, o uso de energias como laser e radiofrequência também são recomendados. No caso da reposição hormonal, o benefício é maior entre os primeiros 5 e 10 anos da menopausa, e deve ser avaliado individualmente. Sempre é preciso analisar os riscos e benefícios – recomenda a médica.

RECOMENDAÇÕES QUE PODEM MANTER BOA SAÚDE

– Manter peso corporal normal (tanto IMC baixo quanto elevado não são adequados)– Ter alimentação equilibrada– Evitar fumo e álcool– Praticar atividade física– Exposição ao sol ou reposição de vitamina D– Manter atividades de lazer, ter boa convivência social/familiar– Traçar objetivos pessoais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cuidados para um cérebro saudável Anterior

Cuidados para um cérebro saudável

Theatro EnCena e Arte nas Janelas são adiados em razão da chuva Próximo

Theatro EnCena e Arte nas Janelas são adiados em razão da chuva

Geral