Eduardo Ramos
????????????????????????????????????
Há uma semana, a Praça Saldanha Marinho não é mais a mesma. O local deu espaço para a Feira do Livro de Santa Maria entreter e encantar as pessoas que passam por ali. E, nesta sexta, é a vez da literatura fantásticas e dos jogos de videogame serem protagonistas no palco do Theatro Treze de Maio.
A partir das 14h30min, a Companhia Retalhos de Teatro se apresenta com o espetáculo A Caligrafia de Dona Sofia. A adaptação do livro de autoria do escritor André Neves, conta a história da Dona Sofia, que vive da leitura e de cuidar de seu jardim, e que costuma mandar cartas com versos para a cidade toda.
Dilsinho e Felipe Araújo falam com o Diário sobre show nesta sexta
Depois do espetáculo infantil, a patronesse da 49ª Feira do Livro, a professora e escritora Nikelen Witter, vai mediar o bate-papo sobre as possibilidades da literatura fantástica na educação. O escritor Enéias Tavares e a historiadora Fabiana Friedrich participam da conversa.
– A programação dessa sexta é muito interessante tanto para professores, quanto para alunos e pais, já que vamos falar sobre a literatura fantástica e o potencial dessas narrativas para a educação. A gente sabe que é possível usar isso para encantar nossos pequenos e nossos jovens e incentivá-los a conhecer mais desse mundo literário tão incrível – explica Nikelen.
Já no Livro Livre, a literatura sobre games vai ser o tema da conversa. A mediação fica por conta do escritor André Cordenonsi ao lado dos convidados, o historiador Christopher Karstensmith e o professor e pesquisador Francis Almeida. O objetivo é mostrar as potencialidades das narrativas literárias sobre jogos de videogames.
LIVROS VENDIDOS
De acordo com o presidente da Câmara do Livro de Santa Maria, Télcio Bresolin, até a quarta-feira, foram vendidos mais de 9 mil livros. Assim, a média diária de vendas da Feira do Livro de 2022 é de 1,5 mil livros. Os números são bons, mas a expectativa é que fiquem ainda melhores, agora que a chuva deu uma trégua.
Confira mais notícias de Cultura
PROGRAMAÇÃO
Espetáculo – Theatro Treze de Maio, às 14h30
A Caligrafia de Dona Sofia (Cia Retalhos de Teatro)
Lançamentos – Praça Saldanha Marinho, das 15h às 18h
Biografia do Chaves – Autor/Org: Francisco Marco de Oliveira.Narrativas de Jovens Mulheres – Percursos e vida cotidiana – Autora/org: Sueli Salva.Mamãe, o que é o Pensamento? – Autora/org: Sueli Salva.Mamãe, o que é a Coragem? – Autora/org: Sueli Salva.A Educação e a Literatura latinas em tempos de pandemia – Autores/orgs: Grupo Labirintos (Édem A. Silva, Lucas Visentini, Valdo Barcelos, Giovani Pasini, Elvio de Carvalho, Daniel A. Coronel, Lucy H. C. Almeida, João L. Lemes, Cleni I. da Rosa).Céu, Sol e Mar: a travessia – Autor/org: Lucas Visentini.Nem só de Literatura vive o Homem – Autor/org: Alexandre Meyr.Vinhedos do Pampa – Autor/org: Alexandre Meyr.Mosaico de Contos – Autor/org: Alexandre Meyr.Fratura Expostas Futebol Clube – Autor/org: Jair Alan Côrtes Siqueira.
Painel – Theatro Treze de Maio, às 17h
Literatura fantástica na sala de aula. Existe um feitiço para encantar alunes? Sim. A literatura Fantástica ensina (com Enéias Tavares e Fabiana Friedrich, mediação Nikelen Witter)
Livro Livre – Theatro Treze de Maio, às 19h
Literatura nos games – games em uma nova forma de narrativa literária? Hora de descobrir e entender. Com Christopher Karstensmith e Francis Almeida, mediação AZ Cordenonsi.
Leandra Crubrer, [email protected]