Papa Francisco recebe bispos do Rio Grande do Sul no Vaticano

Jaiana

Papa Francisco recebe bispos do Rio Grande do Sul no Vaticano
Bispos e arcebispos em encontro com o Papa Francisco. Dom Leomar (quarto da esquerda para a direita) representa Santa Maria junto ao bispo emérito Dom Adelar. Foto: Arquidiocese de Santa Maria (divulgação)

O arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, e o bispo emérito Dom Hélio Adelar Rubert, estão no Vaticano desde a última segunda-feira em visita ao Papa Francisco. O cumprimento de agenda é uma obrigação dos bispos que devem, a cada cinco anos, informar ao pontífice sobre os trabalhos conduzidos nas dioceses. São 23 bispos e arcebispos do Rio Grande do Sul representando as quatro arquidioceses e as 14 dioceses do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que estão em Roma. Além de Dom Leomar e Dom Hélio, o padre Silvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta, também está presente.

Confira mais notícias de Geral

Nesta quinta-feira, em conversa que durou cerca de duas horas, eles falaram com o Papa sobre a guerra na Ucrânia, a sinodalidade (termo que significa “caminhar juntos”), o Pacto pela Educação e assuntos relacionados à América Latina e ao Brasil.

– Foi um encontro muito especial. O papa tem uma lucidez, uma profundidade que todos conhecemos e uma cordialidade de irmão. Ficamos impressionados com o carisma do papa Francisco. O santo padre confirmou nossa missão de bispos e nos orientou como um pai orienta seus filhos. Ele comentou que conhece o Rio Grande do Sul. Para nós, ficou uma experiência profundamente espiritual. O encontro nos fortaleceu para continuar exercendo a missão numa realidade plural e complexa que todos conhecemos – declarou dom Leomar.

Dom Leomar apresentou trabalho da diocese em encontro com o Papa Francisco no Vaticano. Foto: Arquidiocese de Santa Maria (divulgação)

A visita ao Vaticano termina oficialmente nesta sexta-feira. Ao longo da semana, o grupo cumpriu uma agenda extensa, que começou com uma missa na Basílica de São Pedro. A viagem, que precisou ser cancelada em função da pandemia, ocorre dois anos depois da data marcada inicialmente, em 2020.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Não é uma questão de garantia” afirma vice-presidente Mourão, após ouvir demandas de empresários e prefeitos da região Anterior

“Não é uma questão de garantia” afirma vice-presidente Mourão, após ouvir demandas de empresários e prefeitos da região

Literatura fantástica e games serão os protagonistas da Feira do Livro nesta sexta Próximo

Literatura fantástica e games serão os protagonistas da Feira do Livro nesta sexta

Geral