A lista das entidades que desfilarão será entregue nesta segunda-feira, às 14h, pela 13ª RT à prefeitura. O prazo inicial para confirmar a participação era sábado, mas foi esticado.
Segundo o coordenador da 13ª RT, Ildo Wagner, dos 44 CTGs, piquetes, departamentos e associações de Santa Maria filiadas à 13ª RT, cerca de 35 devem participar do desfile. Conforme Wagner, até ontem, pelo menos três entidades _ CTGs Ponche Verde, Carreteiros e Taylor Fagundes _ confirmaram que não irão desfilar porque não conseguiram os alvarás dos bombeiros e da prefeitura.
Mas essa não é regra, já que a participação no desfile não está associada à liberação dos locais para a realização de atividades. Cabe a cada entidade decidir se e como passará pela avenida Avenida Medianeira.
_ Pode desfilar com carros alegóricos, a cavalo, a pé, de caminhão, como achar melhor _ diz Wagner, referindo-se à polêmica envolvendo as multas de trânsito aplicadas aos caminhões que transportaram integrantes no ano passado.
De um modo geral, o desfile deste ano deve ter menos alegorias e número reduzido de veículos e entidades. Além disso, não serão entregues os troféus Sepé Tiaraju e Sentinela da Cultura, que eram decorrentes da avaliação das entidades feitas por jurados durante o desfile de 20 de Setembro. "