O Lar das Vovozinhas completa 76 anos de criação neste domingo (16), com festa para as vovós acolhidas, funcionários e conselheiros. Para o dia, será um almoço em comemoração à data.
Com mais de 130 pessoas acolhidas, o lar oferece uma série de cuidados e, para tal, conta com cerca de 120 funcionários, como enfermeiros, médico, psicólogos, educador físico, assistente social, entre outros.
Criado em 1946 por Constantino Cordioli, inicialmente, o lar atendia homens e mulheres com algum tipo de deficiência. A primeira casa foi na Avenida Borges de Medeiros. Mais de sete décadas depois, o lar passa atender, em sua maioria, mulheres, mas a saúde financeira é assunto sempre presente.
O local, que fica na Avenida Hélvio Basso, consegue se manter por meio de verbas recebidas por meio de programas municipais e federais e por doações em dinheiro ou de alimentos, conforme explica Maria Fernanda, do setor administrativo.
A diretora, Leda Tasqueto, conta como o lar é importante para a comunidade santa-mariense:
– As vovós sempre vão ter para onde ir. Procuramos o bem-estar delas e, por isso, temos quase um colaborador para cada acolhida.
Doe
PIX – 95623617/0001-70