NathSchneider
Um jovem de 26 anos foi preso em flagrante após ser avistado furtando pedras da pista do Parque do Jockey Club, no Bairro Juscelino Kubitschek, na região oeste de Santa Maria.
O caso chegou ao conhecimento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) a partir de denúncias. Conforme a Guarda Municipal, por volta das 15h40min da segunda-feira (20), o suspeito foi abordado em um veículo Fiat Palio de cor prata nas proximidades da pista do Jockey Club. Ao avistar os agentes, ele teria acomodado as pedras, fechado o porta-malas e tentado fugir. No entanto, os guardas impediram a fuga e o abordaram. Aos agentes, ele teria alegado ter pego algumas pedras para levar para casa.
No total, 98 pedras foram recolhidas pelo suspeito, segundo a ocorrência policial. O jovem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e ao Posto Médico-Legal (PML) para realizar exame de corpo de delito. Na DPPA, a delegada plantonista determinou a fiança em R$ 1,2 mil, que foi paga. O jovem responderá em liberdade pelo crime de furto.
Foto: Divulgação
O carro foi entregue à mãe do suspeito, e as pedras foram recolhidas para o depósito da Guarda Municipal. O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) da Polícia Civil de Santa Maria. Conforme o titular da 2ª DP, delegado Marcelo Arigony, um inquérito foi instaurado e tem prazo de 30 dias para ser concluído.
Histórico
O parque do antigo Jockey Club foi desapropriado há 10 anos devido a um histórico de dívidas da administração com a prefeitura. Somente no ano seguinte, o local se tornou um parque municipal por meio de um decreto. O último evento oficial com presença da comunidade ocorreu em 2016, durante o Festival Internacional de Balonismo. Contudo, nos anos seguintes, espaço foi abandonado pelo poder público.
Equipe de pilotos profissionais realiza treinamentos em área delimitada do Jockey Club, com anuência. Foto: Tchê Loco Wheeling (Divulgação)
Há cerca de seis anos, três pilotos profissionais do grupo de manobras radicais com motos Tchê Loco Wheeling realizam, com autorização da prefeitura, treinamentos aos finais de semana em uma área delimitada do parque. Rodrigo Nunes, integrante da equipe, relatou à reportagem que a cada vez que a equipe treina no local, a área disponível para treinamento está menor devido ao furto das pedras.
– Esses furtos começaram há cerca de um ano. Começou aos poucos, pelas beiradas, e agora não tem mais limite. A gente treina desde o começo no mesmo local, mas a área calçada vem diminuindo gradativamente. Temos acompanhado e informado às autoridades – diz.
Em reportagem de julho de 2022, o Diário mostrou o descaso com o parque, que foi alvo de vandalismo. Sem uso, o espaço chegou a ser ocupado até por moradias irregulares. Em outubro, a prefeitura ingressou com ação de reintegração de posse, a fim de preservar a área pública. Na época, cerca de 15 famílias invadiram a área e construíram casas no espaço, e novos lotes estavam sendo demarcados.
Sem projeto de revitalização, Parque da Jockey está vandalizado, inseguro e ocupado por moradias irregulares
Prefeitura barra ocupações irregulares no Parque da Jockey Club