Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, uma noite de muitas risadas marcou o encontro dos assinantes do Diário com o cartunista Carlos Henrique Iotti, criador do Radicci. Cerca de 50 pessoas eram esperadas para prestigiar o bate-papo conduzido pelo cartunista, que interagiu com o público de todas as idades.– Adorei a oportunidade de ter essa conversa com os assinantes. Estou impressionado com a estrutura do Diário e com a recepção do público – comentou o cartunista.Iotti também falou da inspiração e do processo de criação do dia a dia do Radicci:– É tudo mais simples do que se imagina. Eu brinco, que, como moro em Caxias do Sul, é só abrir a janela, que dou de cara com vários Radiccis pela rua. A criação da tirinha envolve a observação do cotidiano. Analiso e, depois, sintetizo no desenho as histórias cotidianas que divertem o povo – explica Iotti, que também é jornalista.para agradecer
O encontro com Iotti também faz parte das comemorações dos 20 anos do jornal, completados em junho.– Esse evento foi um presente do grupo Diário aqueles que acompanham o nosso trabalho todos os dias, principalmente aos que prestigiam as tirinhas do Radicci, publicadas de segunda a sábado no jornal. Ficamos felizes com a receptividade de todos – comenta a coordenadora de circulação do Diário, Aline Diniz.O médico veterinário Marco Antônio Mendonça é assinante desde o primeiro ano do jornal.– Sou fã das tiras do Radicci. Hoje, estou aqui para conhecer a pessoa por trás dessas histórias. Há anos, acompanho, suas aventuras e me divirto com o personagem que lembra o gaúcho comilão – comenta.Após o bate-papo, o público foi recepcionado com um delicioso coquetel. O encontro com o cartunista foi um presente do Grupo Diário, aos seus assinantes. Conforme Aline Diniz, coordenadora de circulação do Grupo Diário,o show com Iotti em parceria com a livraria Mente, é uma forma de agradecimento aos leitores pela parceria diária.O agente consular italiano em Santa Maria, José Zanella, comenta o apreço ao personagem:– O Iotti é excelente em tudo o que faz. Ele é um expoente do humor, principalmente porque o Radicci é ligado à cultura italiana. É difícil dizer o que mais gosto da tirinha. Ele tem um humor certeiro.
feira do livro
A agenda do escritor em Santa Maria continuou no sábado, com sessão de autógrafos e lançamento da obra Jaquirana Air – Céu de Brigadiano, previstos para às 15h, além da visita à Cervejaria Zagaia, em Itaara, para finalmente degustar uma Lobisomem do Perau.No domingo, Iotti estará no Museu Internacional de Ufologia, também em Itaara.