Intervenção em memória das vítimas da tragédia da boate Kiss será na noite de sexta-feira

Intervenção em memória das vítimas da tragédia da boate Kiss será na noite de sexta-feira

Foto: Deni Zolin (Diário)

"Nós somos os sapatos, somos as últimas testemunhas. [...] E porque somos feitos apenas de pano e couro e não de sangue e carne, escapamos ao fogo”. As palavras escritas pelo poeta sobrevivente do Holocausto Moshe Schulstein foram escolhidas pelo Coletivo de Psicanálise de Santa Maria para simbolizar a luta coletiva pela memória de uma tragédia – a da boate Kiss, do dia 27 de janeiro de 2013. Com os 11 anos se aproximando, no próximo sábado, o coletivo prepara uma intervenção por meio do Eixo "Kiss”. Será nesta sexta-feira (26), a partir das 23h, na frente do prédio da boate Kiss, na Rua Andradas. 

Serão usados pares de sapatos doados pela comunidade durante o ano de 2023. A ação é inspirada em outras já realizadas para lembrar e honrar a memória das vítimas, como nos casos do massacre em Cromañón (Argentina) e do Holocausto.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme a integrante do Eixo Kiss do Coletivo, Vanessa Solis, a ideia é que haja 242 pares de sapatos. E a comunidade ainda pode contribuir. 

– A gente não tem a contagem final ainda, pois estamos na expectativa porque estamos recolhendo nos pontos de coleta. Até segunda-feira, tínhamos 200 pares.  Nós recebemos doações de 300 flores de uma floricultura parceira, porque cada par de sapato vai ter uma flor. A ideia é homenagear e chamar a atenção, já que estamos tão próximos do julgamento que está marcado para 26 de fevereiro. 

Memória 

A psicóloga e integrante do Eixo Kiss do Coletivo, Bharbara Alves Agnoletto, 31 anos, lembra o motivo pelo qual falam deste assunto no dia 27 de janeiro e durante o ano: 

– Falar sobre a Kiss é inevitavelmente falar da morte de 242 jovens. Não apenas de sua morte, mas sobre como eles e mais de 600 pessoas foram massacradas dentro daquele lugar que sequer deveria estar aberto. Falar de memória, dessa maneira, é também falar sobre cuidado e prevenção. Falamos sobre o massacre na Kiss com o intuito de que os nossos jovens sejam cuidados. Que as empresas e os profissionais do entretenimento sejam mais responsáveis. Entretanto, falar sobre memória é também falar sobre quem eles eram, não só sobre sua morte. Eles não são a morte que tiveram, eles são muito mais.


Colabore com a intervenção 

  • Doação de sapatos – Contato via e-mail [email protected]
  • Pontos de Coleta – Espaço Guernica, Rua Manoel Ribas, 1.690, nas segundas, das 16h às 18h. E nos dias 27 de cada mês, durante ação do Acolhe, na tenda da vigília, Praça Saldanha Marinho


Coletivo Kiss: Que não se repita 

Durante a semana, o Coletivo Kiss: Que não se repita, formado por amigos de vítimas e sobreviventes do incêndio, fará intervenções em diferentes pontos da cidade. 

A mensagem central da semana de Memória às vítimas da tragédia da Boate Kiss é “Eu não sou apenas um número”. Ela foi desenvolvida mediante a aprovação do projeto de Lei Nº 6839/2023. Criado pelo Coletivo KQNSR, o projeto tem  autoria da Vereadora Marina Callegaro.


Homenagens a vítimas fatais e seus familiares 

  • Quarta-feira (24) – Praça Saldanha Marinho, das 12h30min  às 14h30min 
  • Quinta-feira (25) – Centro Desportivo Municipal (CDM), das 11h30min às 13h30min
  • Sexta-feira (26) – Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, das 11h30min às 13h30min
  • Sexta-feira (26) – Av. Rio Branco, das 21h às 00h 
  • Sábado (27) – Prédio da boate Kiss, das 10h às 12h

Mais informações, visite as redes sociais do Coletivo


Júri 

O primeiro júri dos quatro acusados, ocorrido em dezembro de 2021 e que acabou anulado pela Justiça, teve duração de 10 dias. Estima-se que a nova sessão também deva se estender por período semelhante. Ela está marcada para dia 26 de fevereiro. 

 
Os quatro acusados são os ex-sócios da Kiss Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira Luciano Bonilha Leão e Marcelo de Jesus dos Santos. Todos os réus aguardam pelo julgamento em liberdade.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Leite anuncia projeto de lei sobre arborização e participação do Estado nos planos de contingência das concessionárias Anterior

Leite anuncia projeto de lei sobre arborização e participação do Estado nos planos de contingência das concessionárias

4ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria atende em novos horários Próximo

4ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria atende em novos horários

Geral