Agora é oficial: o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) inaugurou nesta quinta-feira a Unidade Mãe Canguru. O espaço fica no 6º andar do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) ao lado da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Recém-Nascidos. A sala permite que a mãe, mesmo depois da alta, fique perto do bebê prematuro que permanece internado.
Segundo a médica neonatologista Beatriz da Silveira Porto, professora do departamento de Pediatria da UFSM e uma das idealizadoras do projeto no Husm, entre os benefícios do programa está a antecipação da alta hospitalar da criança. É que a presença e, principalmente, o contato direto com o corpo da mãe, acelera o desenvolvimento e, com isso, o ganho de peso do bebê, um dos critérios para que os prematuros deixem o hospital.
Em geral, o tempo médio de permanência na UTI-RN varia entre um e dois meses. Com o Mãe Canguru, este tempo pode ser antecipado em 15 a 20 dias.
O mãe canguru não substitui os cuidados intensivos, mas auxilia muito disse Beatriz.
A unidade foi inaugurada com três vagas (três leitos para os bebês e três cadeiras reclináveis onde mães e pais poderão passar a noite). Outras duas devem ser abertas na semana que vem quando o serviço começa de fato a funcionar. O espaço vai permitir a convivência de pais e filhos 24 horas por dia.