Horários de ônibus dificultam chegada e saída de alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas

Gabriel Marques

Horários de ônibus dificultam chegada e saída de alunos do Colégio Estadual Manoel Ribas

O Colégio Estadual Manoel Ribas tem enfrentado problemas com a falta de horários e os atrasos de ônibus que se dirigem para a escola. A situação tem causado dor de cabeça para a direção, os pais e os estudantes.

Conforme a diretora da escola, Tânia Machado Costa, o problema tem acarretado no constante atraso de alunos para o início de cada turno de aula:

– Desde o ano passado, quando retomamos as aulas presenciais, passamos por este problema. Já falamos com a ATU (Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria) e com as empresas de ônibus, e a situação permanece a mesma.

Ainda segundo Tânia, há dias que cerca de 50 alunos chegam atrasos, e têm que esperar pelo próximo período para entrar na aula, o que é prejudicial à aprendizagem.

O aluno Felipe Gilberto Andrade, 17 anos, do terceiro ano do Ensino Médio, mora no Bairro Nova Santa Marta e diz que o ônibus chega a atrasar de 10 a 20 minutos:

– Depois, chegamos no colégio e temos que assinar um documento para poder entrar. Perdemos o conteúdo e precisamos recuperar em casa – reclama.

Leia também:

Prefeitura destina R$ 500 mil para suplementar merenda escolar de Santa MariaApenas duas, das quatro escolas cívico-militares prometidas para a Região Central, estão em funcionamentoInfiltrações, goteiras e salas alagadas: Casa da Criança espera por soluções na estrutura do prédio há pelo menos 15 anos

Para a membro do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Tania Oliveira, os atrasos também causam a queda da frequência escolar dos alunos.

À noite, os horários dos ônibus causam outro problema: os alunos saem mais cedo da aula, para que consigam voltar para casa no transporte coletivo.

– No período da noite, as aulas vão até as 22h30min, mas por volta das 21h30min, alguns alunos começam a ir embora – afirma a diretora.

De acordo com o levantamento feito pela vice-direção do turno da noite junto aos estudantes, as linhas Urlândia, Casa de Saúde, Caturrita e Passo das Tropas são as mais problemáticas.

No entendimento da direção, a maioria das escolas começa seus turnos de aula nos mesmo horários. Portanto, esse problema não deveria existir, uma vez que a ATU deveria estar a par disso. Também, por ser uma escola de Ensino Médio, alunos de vários bairros estão matriculados.

Conforme afirmou o diretor da ATU, Edmilson Gabardo, o responsável pela operação dos ônibus vai visitar a escola ainda nesta quinta-feira para ouvir a equipe diretiva e solucionar o problema.

Leia mais notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com mais de 600 vagas, UAB/UFSM abre inscrições para Vestibular EaD 2022 Anterior

Com mais de 600 vagas, UAB/UFSM abre inscrições para Vestibular EaD 2022

Pela 5ª vez, Estado emite avisos para todas as regiões do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia Próximo

Pela 5ª vez, Estado emite avisos para todas as regiões do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia

Geral