Grammy 2023: Beyoncé se torna a maior vencedora da história da premiação em noite com muitas surpresas

Bernardo Abbad

Grammy 2023: Beyoncé se torna a maior vencedora da história da premiação em noite com muitas surpresas
O Grammy anunciou os vencedores da sua 65ª edição na noite de domingo, dia 5 de fevereiro, em Los Angeles. A estrela norte-americana Beyoncé se tornou a maior vencedora da premiação de todos os tempos. Ela chegou a 32 prêmios e superou a marca anterior, de 31 Grammys, do maestro húngaro Georg Solti. Porém, ela não ganhou nas categorias principais neste ano, que ficaram divididas e renderam muitas vitórias inesperadas.O britânico Harry Styles levou o cobiçado Grammy de álbum do ano, com “Harry’s House”. Lizzo ficou com gravação do ano, pelo hit dançante “About Damn Time”, e a cantora de blues Bonnie Raitt, de 73 anos, surpreendeu a todos – e a si mesma – com a vitória em Música do Ano. A brasileira Anitta estava indicada a artista revelação, mas não ganhou. O prêmio ficou com a cantora de jazz norte-americana Samara Joy, que desbancou outros nomes mais famosos da categoria. Mas o Brasil não saiu de mão abanando. O grupo Boca Livre venceu o Grammy de “Melhor Álbum de Pop Latino” com o trabalho “Pasieros”, em conjunto com o cantor panamenho Ruben Blades. A vitória veio em cima de alguns nomes de peso, como Christina Aguilera e o colombiano Sebastian Yatra.

When you make #GRAMMYs history. 👏 pic.twitter.com/iccJjnoaq2— Recording Academy / GRAMMYs (@RecordingAcad) February 6, 2023

Beyoncé ganhou em 2023 os prêmios de melhor álbum de dance/eletrônica com “Renaissance”, sétimo álbum de estúdio da cantora, lançado em julho de 2022, melhor gravação dance/eletrônica, com “Break My Soul”, melhor performance R&B tradicional, com “Plastic Off the Sofa” e melhor canção R&B, com “Cuff it”. Ao ganhar o quarto prêmio que a tornou recordista, ela agradeceu ao seu falecido tio Johnny e à comunidade LGBT+, que inspiraram o álbum “Renaissance”, aos pais, ao marido, Jay-Z e aos três filhos.

We can't get enough of @kimpetras & @samsmith! 💗📸: @BenjoArwas pic.twitter.com/Vz6HbfeLyZ— Recording Academy / GRAMMYs (@RecordingAcad) February 6, 2023

HISTÓRIA

E conforme esperado, o Grammy de Melhor Performance de Duo/Grupo Pop foi para Sam Smith e Kim Petras por “Unholy”. Com isso, a alemã de 30 anos se tornou a primeira mulher transexual a faturar o prêmio na história. Ela falou sobre o feito no momento de recebimento do gramofone dourado, já que Sam Smith deixou que Kim Petras fizesse o discurso de agradecimento sozinha. Ela agradeceu à artista trans Sophie, também indicada ao Grammy e que faleceu em 2021, e à Madonna, pelo apoio à comunidade LGBT+.Kim Petras tem quebrado muitas barreiras ultimamente. Ela já havia conquistado o título de primeira mulher trans a conquistar o topo do Spotify Global pela mesma parceria com Sam Smith. No ano passado, a brasileira Liniker se consagrou como a primeira artista trans a ganhar um Grammy Latino. Na época, ela levou a estatueta por ‘Melhor Álbum de Música Popular Brasileira’ com ‘Indigo Borboleta Anil”

A aclamada atriz Viola Davis também ganhou um Grammy na noite de domingo, o de Melhor Audiobook e, com isso, se tornou integrante do seleto grupo de vencedores do EGOT, ou seja, pessoas que ganharam as quatro principais premiações americanas: Emmy, Grammy, Oscar e Tony Awards. Ela ganhou o Grammy pelo audiolivro “Finding Me”, onde narra suas memórias. Já o Oscar e o Tony vieram por “Fences – Um Limite Entre Nós”, e o Emmy pelo papel como a advogada Analise Keating na aclamada série “How to Get Away with Murder”. Na época, ela foi a primeira mulher negra a ganhar o prêmio máximo da TV norte-americana.

Confira os vencedores do Grammy 2023 nas principais categorias

Melhor Artista Revelação – Samara Joy

Gravação do Ano – Lizzo, About Damn Time

Música do Ano – Bonnie Raitt, Just Like That

Álbum do Ano – Harry Styles, Harry’s House

Melhor Clipe – Taylor Swift, All Too Well: The Short Film

Melhor Performance Solo Pop – Adele, Easy on Me

Melhor Performance Duo ou Grupo – Sam Smith e Kim Petras, Unholy

Melhor Álbum Pop Vocal – Harry’s House – Harry Styles

Melhor Álbum Dance/Eletrônica – Beyoncé, Renaissance

Melhor Álbum de Rap – Kendrick Lamar, Mr. Morale & the Big Steppers

Melhor Música de Rap – Kendrick Lamar The Heart Part 5

Melhor Álbum de Música Urbana – Bad Bunny, Un Verano Sin Ti

Melhor Álbum R&B – Robert Glasper, Black Radio III

Melhor Música R&B – Beyoncé, Cuff It

Melhor Álbum Country – Willie Nelson, A Beautiful Time

Melhor Música Country – Cody Johnson, ‘Til You Can’t

Melhor Álbum de Rock – Ozzy Osbourbne, Patient Number 9

Melhor Música de Rock – Brandi Carlile, Broken Horses

Melhor Álbum de Pop Latino – Rubén Blades & Boca Livre, Pasieros

Melhor Álbum Latino de Rock ou Alternativo – Rosalía, Motomami

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Terremoto na Turquia deixa mais de 2 mil pessoas mortas Anterior

Terremoto na Turquia deixa mais de 2 mil pessoas mortas

Viatura da Brigada Militar capota durante perseguição em São Sepé Próximo

Viatura da Brigada Militar capota durante perseguição em São Sepé

Geral