O hall da sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, em Santa Maria, foi ponto de encontro de mais um protesto dos estudantes de escolas estaduais que dizem que não desocuparão os locais. (Leia abaixo o documento assinado pelas oito instituições ocupadas na cidade).
Conforme a assessora jurídica da 8ª CRE, Maria Tereza Alves de Souza, até as 16h desta sexta-feira, os cerca de 20 jovens permanecem nna 8ª CRE cantando e gritando palavras de ordem, sem impedir as atividades normais da repartição. A manifestação durou cerca de 40 minutos.
Estudantes afirmam que ocupações serão mantidas no Estado
Maior colégio de Santa Maria é ocupado por estudantes
Na manhã desta sexta-feira, representantes dos estudantes que ocupam oito escolas em Santa Maria receberam das mãos de Maria Tereza e da coordenadora, Simone Rodrigues, uma carta elaborada pela Secretaria Estadual de Educação com a manifestação que encerrou as negociações com os estudantes, até que as escolas sejam desocupadas.
A 8ª CRE não trabalha com a possibilidade de não haver aulas na segunda-feira nas escolas que hoje estão ocupadas. Durante a manifestação pacífica da tarde desta sexta, os estudantes entregaram a pauta de reivindicações à coordenadora adjunta Jussara Canfield Finamor.
O prazo é que as escolas sejam desocupadas a tempo de que haja a retomada das aulas na segunda-feira pela manhã. A Secretaria Estadual de Educação informou que, em caso de que em alguma escola não cumpra a desocupação, é a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) o órgão responsável por tomar medidas para garantir a liberação dos espaços.
Secretaria de Educação elabora nova proposta aos estudantes
Já a PGE informou que não pode adiantar que medidas podem ser essas, mas que atitudes como o acionamento da Brigada Militar só serão tomadas de acordo com a situação específica de cada colégio. A PG tem acompanhado de perto o movimento de ocupações e servidores do órgão costumam estar junto com o secretário estadual de Educação, Luís Alcoba de Freitas, nas visitas aos estabelecimentos de ensino.
Escola ocupada em Santa Maria tem 11 computadores furtados
Estudantes de Santa Maria dizem que não desocuparão escolas
A página da ocupação do Colégio Maria Rocha no Facebook divulgava, na tarde desta sexta-feira, um texto assinado pelas oito escolas ocupadas na cidade, em que os estudantes afirmam que não deixarão os colégios. Confira abaixo a íntegra do texto:
Vimos, por meio deste documento, entregar a devida resposta para o atual governo a respeito da proposta da Secretaria de Educação, recebida terça-feir"