para amenizar os estragos

Governador garante recursos para hospitais e recuperação de estradas em cidades alagadas

da redação*


Foto: Marcelo Ribeiro (Caderno 7)

Na tarde deste sábado, dois prefeitos da região estiveram reunidos com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSBD), para falar sobre as enchentes dos últimos dias. Rossano Gonçalves (PDT), prefeito de São Gabriel, e Rubemar Paulinho Salbego (PDT), prefeito de São Francisco de Assis, foram a Alegrete para apresentar a situação de seus municípios.

Após trégua da chuva, moradores de São Gabriel começam a voltar para casa

Na reunião, ficou definido que a Defesa Civil deve homologar na segunda-feira todos os decretos de emergência das cidades que solicitaram. Nesta mesma data, os prefeitos se comprometeram a apresentar um plano de despesas, com as perdas e os danos ocasionados pela chuva. A partir de então, o governo estadual deve começar a liberação de recursos.

Conforme Rossano, o dinheiro deve ser direcionado para a área da saúde e recuperação das estradas. O governador se comprometeu a repassar um valor, ainda não especificado, para os hospitais da região, já que com as enchentes pode aumentar o risco de doenças, além de oferecer maquinário para auxiliar na recuperação das estradas e ajudar as famílias desalojadas. Além do governador, esteve presente também o senador Luis Carlos Heinze (PP), que vai buscar recursos junto ao Governo Federal.

- É sempre um alento para a população quando o governador vem visitar as regiões afetadas pela chuva, dá uma ideia de que o trabalho é realmente sério. Nós saímos bem satisfeitos dessa reunião e torcemos para que tudo se normalize o quanto antes - destacou o prefeito de São Gabriel. 


Foto: Prefeitura de São Francisco de Assis
Governador Eduardo Leite esteve reunidos com alguns prefeitos da região

PREJUÍZOS NA AGRICULTURA
Em São Francisco de Assis, conforme o prefeito Salbego, o prejuízo na agricultura já chega a R$ 5 milhões, segundo balanço preliminar. Esse número, contudo, tende a aumentar. Na cidade, 800 hectares de soja estão abaixo d'água, toda a produção de arroz já foi perdida e estima-se que 30% da produção de fumo também seja inutilizada. As agroindústrias precisaram suspender as atividades na última semana. Outro alimento que também sofreu bastante foi a melancia, com as plantações inundadas. Com a homologação do decreto de emergência, os agricultores deverão conseguir a prorrogação de financiamentos e renegociação de dívidas. 

Sobe para quatro o número de balneários impróprios para banho na Região Central

Em São Gabriel, um balanço sobre as perdas na agricultura deverá ser feito na segunda-feira. 

DESALOJADOS EM SÃO GABRIEL
Hoje, cerca de 200 das 600 famílias que estavam desalojadas em São Gabriel puderam retornar para as suas casas, mas muitas encontram os locais destruídos pela água. O Rio Vacacaí, que chegou a ficar com nove metros acima do normal, já recuou 1,5 metro. 

Desde quinta-feira, quando a enchente tomou as ruas, equipes da Defesa Civil trabalham para remover árvores caídas das vias públicas e famílias para locais seguros. Os moradores foram encaminhados ao ginásio de esportes da Escola Menino Jesus e para uma igreja, no Bairro Passo da Lagoa. 

Das 60 vagas do Programa Mais Médicos na região, 22 ainda não foram preenchidas

Com a cheia do rio, as bombas da Estação de Tratamento de Água ficaram submersas, deixando a cidade sem abastecimento. Caminhões da empresa de saneamento estavam fornecendo água para a Santa Casa de Caridade e asilos. De acordo com o prefeito, a água está retornando aos poucos nas residências. De madrugada, as bombas voltaram a funcionar. Caso não chova, a previsão é de que o abastecimento seja totalmente retomado em dois dias. Mas, como há previsão de mais chuva, as bombas podem ser bloqueadas novamente.

Quem precisar de socorro ou quiser informar sobre situações de perigo deve ligar para o número (55) 9 9688-5026. Interessados em ajudar com alimentos, colchões, roupas e itens de primeira necessidade para as famílias atingidas devem ligar para o Plantão Social da Secretaria de Assistência Social. O telefone é o (55) 9 9610-9037. 

AJUDA EM URUGUAIANA

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Maria se deslocou até Uruguaiana para auxiliar no atendimento das ocorrências decorrentes dos temporais e enchentes. A equipe está no local desde o dia 9.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chuva deve continuar na região por pelo menos mais uma semana Anterior

Chuva deve continuar na região por pelo menos mais uma semana

Previsão do tempo indica chuva para todo o Estado na próxima semana Próximo

Previsão do tempo indica chuva para todo o Estado na próxima semana

Geral